Principal » Patrimônio Cultural » Patrimônio Material » Cidades Históricas (Conjuntos Urbanos Tombados)
- A +

Cidades Históricas (Conjuntos Urbanos Tombados)

As cidades e os núcleos históricos representam as referências urbanas do Brasil. Nelas é possível vivenciar os processos de transformação do país, por meio da preservação de expressões próprias de cada período histórico.
 
As primeiras cidades começaram a se desenvolver ainda no período colonial. São Vicente, em São Paulo, foi a primeira vila, fundada em 1532. Salvador foi a primeira cidade e também a primeira capital. A partir daí, deu-se o início do desenvolvimento de uma rede urbana que estruturou a ocupação e o desenvolvimento do país. As primeiras vilas e cidades foram implantadas no litoral, tinham função portuária e serviam de porta para escoamento dos produtos coloniais e de entrada dos artigos provenientes da metrópole portuguesa.
 
Em função de seu papel na história, cada um dos núcleos urbanos históricos atua como "cidades pólo" em todas as regiões do país. São sempre cidades tradicionais, marcadas por cenários urbanos diferenciados, relacionados com manifestações culturais tradicionais e com eventos históricos – como os ciclos econômicos do Açúcar, do Café, da Borracha ou do Fumo, ou mesmo o Cerco da Lapa, a Invasão Holandesa, a Inconfidência Mineira e as lutas pela Independência. As cidades históricas também ambientam personagens que marcaram a história brasileira como Anita Garibaldi, Bento Gonçalves, Chica da Silva, Tiradentes, Aleijadinho, Antônio Conselheiro, Maurício de Nassau, entre tantos outros.
 
Cidades históricas são lugares especiais de uma nação e sua valorização deve ser assumida pela sociedade e pelas diversas instâncias do governo.  Assumir a condição de cidade histórica significa ampliar a ação do IPHAN, dos governos locais e da sociedade, no sentido de tornar exemplar e digna de ser conhecida as condições atuais das cidades tombadas e a história que cada uma abriga.
 
O IPHAN se preocupa com a preservação e conservação do patrimônio edificado (casas, igrejas, mercados, comércios) e, também, com a qualidade ambiental e urbanística da cidade. Para isso, desenvolve projetos de acessibilidade e mobilidade urbana, reabilitação de áreas degradadas, normatização e produção de planos de desenvolvimento locais.
 
Atualmente, são 77 conjuntos urbanos tombados pelo IPHAN em todo o território nacional, lugares que fazem parte da história do país e constituem a base do patrimônio cultural brasileiro que precisa ser preservado para que as gerações futuras possam vivenciá-los. 

Veja abaixo a lista de conjuntos urbanos tombados, divididos por região do país:

Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais