Casa em Movimento - JUNHO

No dia 15 de junho de 2019, sábado às 15h, acontece o segundo encontro da Casa em Movimentouma proposta do Iphan-PR para reunir pesquisadores, artistas, professores e estudantes, avós, pais e filhos, entorno de temas relacionados ao patrimônio, à memória e à diversidade cultural brasileira. Ao longo do ano serão promovidos debates, palestras, vivências culturais, performances, oficinas e exposições.

Nossa segunda convidada é a artista visual e arquiteta Maria Baptista, que apresentará o projeto Infinitos Campos Gerais.

Durante três meses de 2018, uma exposição de arte contemporânea ocupou a centenária Fazenda Capão Alto, em Castro (PR). O lugar, que exerceu influência na formação de Castro e foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná, foi substância para a concepção de diversos trabalhos artísticos.  A curadoria teve como base o conceito do site­-specific, uma abordagem em que as obras dialogam diretamente com o ambiente em que estão inseridas, seja o espaço construído, a natureza ao redor ou mesmo as camadas históricas, sociais, econômicas e simbólicas presentes no local. Utilizando linguagens como pintura, instalação e intervenção, sete artistas visuais participam da ocupação temporária: Constance Pinheiro, Fran Ferreira, Gio Soifer, Marcos Frankowicz, Maria Baptista, Ricardo Leiva e Willian Santos.

Segundo a artista Maria Baptista, coordenadora do projeto, a escolha da Fazenda Capão Alto enquanto lugar específico é um convite para se discutir a arte contemporânea em seus cruzamentos com a história, ecologia, patrimônio material e imaterial. A exposição contemplou, ainda, um vídeo poético­-documental produzido por Lara Jacoski inspirado na fazenda e seu contexto como paisagem cultural, a partir da pesquisa do arquiteto Gabriel Gallarza, feita para o projeto Infinitos Campos Gerais.

O projeto Infinitos Campos Gerais promoveu também ações educativas para aproximar o público da arte contemporânea e suas diversas linguagens. Além de visitas guiadas para grupos escolares, foram realizadas quatro oficinas durante o período expositivo, todas gratuitas: “Manifestações Colagistas nos Campos Gerais - Oficina de Zine” e “Oficina Geometria Orgânica”; “Oficina Criativa de Crítica de Arte”; “Oficina de Marbling - Formas e texturas dos Campos Gerais”. As oficinas incluíram atividades sensibilizadoras, como ‘Pedra e Ar’, de Lygia Clark, além de práticas artísticas que buscaram ampliar a relação com o próprio corpo e o ambiente.

Convidamos a todos para conversarem sobre essa experiência inspiradora e novas abordagens do patrimônio cultural.

 

Casa em Movimento

Encontro com Maria Baptista e o Projeto Infinitos Campos Gerais

Dia 15/06 às 15h na Casa Domingos Nascimento Sobrinho

(Sede do Iphan-PR)

 

Inscrições gratuitas pelo e-mail: casadomingosnascimento@gmail.com

+ informações: (41) 3264-7971

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin