Iphan leva ciclo de palestras virtuais ao Festival de Inverno da UFPR

Entre os dias 14 a 16 de outubro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá o ciclo de palestras Intervenções Contemporâneas em Centros Históricos, que integrará a programação da 30º edição do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Iphan é parceiro do evento desde a sua primeira edição, que acontece, tradicionalmente, no mês de julho, no município de Antonina, litoral do estado. Mas, este ano, devido à pandemia, os organizadores optaram por promover uma edição virtual como alternativa para reafirmar o compromisso da UFPR com a arte e a cultura, práticas, reflexões e produção artístico-cultural a fim de articular ensino, pesquisa e extensão.

As atividades do Iphan consistem em três dias de palestras voltadas para estudantes de arquitetura, gestores públicos e pessoas que possuem interesse na área de Patrimônio Cultural. As inscrições já podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário, e estão abertas ao público de todo o Brasil. Mais informações sobre a programação completa do 30º Festival de Inverno da UFPR estão disponíveis na página do evento.

Confira os temas e a programação do Iphan no evento:

Dia 14 de outubro, às 11h: Intervenções Contemporâneas em Centros Históricos

O arquiteto e urbanista Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (AIB), abordará o tema a partir de sua experiência em projetos de restauro e reabilitação de imóveis em áreas tombadas e sítios históricos inscritos na Lista do Patrimônio Mundial pela Unesco, apresentando exemplos de intervenções.

Dia 15 de outubro às 11h: Anexo do Museu Casa Lacerda

O arquiteto e urbanista Mario Figueroa apresentará o conceito e aspectos do projeto que venceu o concurso de arquitetura promovido pelo Iphan em parceria com o IAB para a construção de um edifício anexo ao Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda, na Lapa (PR). O local abrigará auditório e salas para oficinas, biblioteca, receptivo, áreas voltadas para atividades administrativas do novo espaço, cozinha industrial, áreas de lazer e convivência.

Dia 16 de outubro às 11h: Armazém Macedo

O arquiteto e urbanista Moisés Stival e técnicos do Iphan apresentarão a concepção do projeto arquitetônico de intervenção no Armazém Macedo, antigo armazém de erva-mate. A proposta é expor as premissas que balizaram a idealização do projeto, os desafios na execução da obra, aspectos relevantes para a manutenção da edificação e para a gestão do Patrimônio Cultural de Antonina.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Juliana Brascher - juliana.brascher@iphan.gov.br
(61) 2024-5528
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr  |  www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin