Publicações

  • Olinda – Sítio Histórico

    Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

    A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. Localizado ao norte de Recife, bem próximo do centro da capital, o sítio histórico de Olinda está preservado em seu traçado urbano, na paisagem e no conjunto arquitetônico. Corresponde ao plano de ocupação colonial português a partir do século XVI. Também conhecido por Cidade Alta, a harmoniosa integração entre a arquitetura, o verde e o mar, compõe uma paisagem inesquecível.  A cidade abriga inúmeros ateliês de artistas plásticos e um famoso Carnaval de rua. Edição bilíngue (português/inglês).

  • Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília

    Autor: Iphan Edição: 2018 Páginas: 215

    Athos Bulcão conjugou, com maestria desenho, forma e cor, expressando-se nos mais variados suportes, gerando múltiplas, lúdicas e originais criações. Sua obra identifica-se com Brasília de tal modo que é difícil dissociar uma da outra, além da identificação e o carinho que desperta no público. São pinturas, desenhos, colagens, máscaras, cenários e figurinos teatrais, além de murais, painéis e elementos escultóricos criados especificamente para os espaços a que se destinavam. 

  • Revista do Patrimônio nº 38

    Autor: Iphan Edição: 2018 Páginas: 320

     

     

  • Barroco e Rococó nas Igrejas de Sabará e Caeté

    Autor: Myriam Andrade de Oliveira e Célio Macedo ALves Edição: 2018 Páginas: 228

     

     

  • Saberes, Fazeres, Gingas e Celebrações

    Autor: Iphan Edição: 2018 Páginas: 360

    Esta publicação reúne as principais ações de salvaguarda realizadas com os bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil no período de 2002 a 2018. É apresentado um histórico do trabalho do Iphan com os bens registrados desde os primeiros reconhecimentos da dimensão imaterial dos patrimônios culturais em 2002. Marcos conceituais e procedimentos para operacionalização da política de salvaguarda do PCI também são descritos. O volume tem o objetivo de promover os bens culturais registrados e visibilizar centenas de ações realizadas em prol do apoio e valorização de seus detentores, bem como em busca de sua preservação e sustentabilidade cultural. 

  • Patrimônio e Leitura: Catálogo Comentado de Literatura Infantojuvenil - 2

    Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2009 Páginas: 48

    Publicação: Iphan

    Apresenta obras que vão desde narrativas memorialistas, histórico-ficcionais e de aventura a poesia. As resenhas procuram demonstrar a presença de temas como a cultura popular – o folclore, as festas, a culinária; a memória como construção individual e coletiva; o saber das populações tradicionais; as narrativas históricas; a iconografia como registro documental.

  • Vol. 2 - Anais da I Oficina de Pesquisa: a pesquisa histórica no Iphan

    Autor: Copedoc/Daf/Iphan Edição: 2008 Páginas: 148

    Publicação: Iphan

    Esta edição apresenta os Anais da I Oficina de Pesquisa, organizada pela Copedoc, em novembro de 2007, que teve como foco a prática da pesquisa histórica na instituição, priorizando o olhar sobre a ação da preservação do patrimônio cultural no tempo, bem como o objetivo de valorizar e problematizar a utilização do acervo documental do Iphan. Reúne artigos de historiadores e cientistas sociais do Iphan e de outras instituições, que discorrem sobre a prática da pesquisa durante o encontro. Arquivistas, museólogos e arquitetos das diversas unidades do Iphan participaram do evento.

  • Dossiê 2 - Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2008 Páginas: 140

    Publicação: Iphan

    A Arte Kusiwa é um sistema de representação gráfica próprio dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá, que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo. Como Patrimônio Imaterial, ela foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2002.

  • Política de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil - diretrizes, linhas de ação e resultados: 2000/2010

    Autor: Paula Porta Edição: 2012 Páginas: 344

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Em busca de configurar uma base de dados consistente para o desenvolvimento das políticas públicas no campo da cultura, o Iphan vem ampliando o leque de suas publicações destinadas à informação de gestores públicos e da sociedade civil, interessados em promover ações fundadas na diversidade, legitimidade, desenvolvimento e preservação. Nesse livro, está o resultado de uma avaliação minuciosa das ações desenvolvidas no campo da preservação cultural durante o período de 2000 a 2010, para oferecer um instrumento útil ao planejamento das políticas públicas do setor e às iniciativas de cunho privado. 

  • N.5 - As paisagens culturais como instrumento de educação patrimonial para as missões Jesuítico-guarani: o caso de São Borja - Brasil

    Autor: Muriel Pinto, Francine Carvalho Mendes, Rosicler de Sá Espíndola e Ulisses Souza Gonçalves Edição: 2014 Páginas: 26

       

Registros encontrados: 405

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin