Publicações

  • Arqueologia no Pelourinho - Vol. 3

    Autor: Rosana Najjar Edição: 2010 Páginas: 295

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Nesta publicação, está o resultado do trabalho de pesquisa arqueológica realizada durante uma das etapas do Projeto de Recuperação do Centro Histórico de Salvador. Por meio desta iniciativa, foram restaurados imóveis ultifamiliares do Pelourinho, para neles promover a fixação dos próprios moradores do bairro. O Iphan também realizou a pesquisa arqueológica da área, que abrangeu 11 quarteirões ou 52.300m², aproximadamente. 

  • Programa Monumenta - Porto Alegre/RS

    Autor: Briane Bicca Edição: 2010 Páginas: 240

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Esta publicação envolve, antes de tudo, o registro de atividades, processos de trabalho e descobertas. O registro - quando organizado, codificado e, sobretudo, publicado - torna-se fonte e suporte de informações, especialmente para os gestores dos monumentos restaurados. Os profissionais interessados nos procedimentos técnicos adotados nas restaurações para levar adiante a conservação preventiva e evitar a superveniência de sucessivas restaurações, o que acarreta a perda gradativa da substância histórica dos bens.

  • Recuperação de Imóveis Privados em Centros Históricos

    Autor: Érica Diogo Edição: 2009 Páginas: 304

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta 

    Este livro registra uma das principais contribuições do Iphan/Programa Monumenta à preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro: o financiamento para a recuperação de imóveis privados - 300 edifícios -, por meio de um instrumento inovador e pioneiro que permite aos moradores e usuários de centros históricos conservarem os edifícios que compõem o conjunto urbano protegido. 

  • Casa dos Objetos Mágicos - Salvador/BA

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 72

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    O Programa Monumenta patrocinou a instalação da Casa dos Objetos Mágicos no Forte do Barbalho, em Salvador, um monumento histórico que data da primeira metade do século 17. Salvador também é a terra do candomblé e de seus orixás. Em 2006, foi realizado um curso de arte-educação destinado a ensinar a fabricação de grande variedade de ornamentos sagrados dos rituais do candomblé, conhecidos como ferramentas dos orixás, promovendo o resgate e a preservação de um item importantíssimo do patrimônio cultural da sociedade brasileira.

  • Contadores de Estórias - Paraty/RJ

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 60

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    O teatro de bonecos é a manifestação artística que, talvez, tenha nascido na idade da pedra. No Brasil, as primeiras marionetes provavelmente foram utilizadas para representar figuras da Bíblia, durante festas religiosas, a partir do século 18. Na mesma época, surgiram os tradicionais mamulengos, teatros de fantoches nordestinos. Em Paraty (RJ), o Grupo Contadores de Estórias apresenta o espetáculo Em Concerto, desde 1994. O Programa Monumenta patrocinou o projeto Escolas no Teatro Espaço, em 2006, para jovens paratyenses de escolas públicas.

  • Museu do Mar - São Francisco do Sul/SC

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 76

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    O Museu Nacional do Mar, no Estado de Santa Catarina, é uma instituição criada para preservação do patrimônio naval brasileiro. Possui, em sua coleção, duas centenas de embarcações e cada uma delas traz, em sua arquitetura, contribuições técnicas de diversos povos, inclusive das populações indígenas do Brasil. O Programa Monumenta realizou o 1º. Seminário do Patrimônio Naval Brasileiro e apoiou a criação de maquetes das embarcações, ricas em detalhes.

  • Festival de Poesia de Goyaz - Cidade de Goiás/GO

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 80

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    A cidade histórica de Goiás (GO) foi, durante muito tempo, a capital do Estado e se tornou conhecida como “a terra de Cora Coralina”. Generosa, a poetisa natural dessa cidade sempre quis compartilhar as belezas de Goiás e lançou um convite ao mundo, de modo cativante: “Poetas e pintores, românticos, surrealistas, concretistas, cubistas, eu vos conclamo. Vinde todos cantar, rima em versos, bizarros coloridos, os becos e minha terra”. O Programa Monumenta patrocinou o primeiro Festival de Poesia de Goyaz, em 2006

  • Patrimônio Vivo - Pelotas/RS

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 116

    Publicação: IPHAN/Programa Monumenta

    Durante o século 19, Pelotas, no Rio Grande do Sul, se orgulhava dos espetáculos de ópera apresentados por companhias europeias, na cidade. Em 2004, a Sociedade Pelotense Música pela Música formou a orquestra filarmônica, uma iniciativa que prosperou exigindo muito esforço de todos envolvidos e recebeu apoio do Programa Monumenta, por meio do projeto Música Patrimônio Vivo.

  • Praça da Alfândega - Porto Alegre/RS

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 108

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Como outras capitais brasileiras, Porto Alegre sofreu intenso processo de urbanização a partir do século 20, que acarretou a perda de parte de seu patrimônio histórico com a demolição de edifícios antigos que deram lugar a ruas, avenidas ou as novas construções. Em período recente, as administrações municipais procuraram valorizar ainda mais o centro histórico, e o Iphan/Programa Monumenta desenvolveu várias atividades na área da promoção, educação patrimonial, formação profissional e de capacitação apresentadas nesta publicação. 

  • Artes do Mar – Laguna/SC

    Autor: Iphan Edição: 2009 Páginas: 72

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    A fundação da cidade de Laguna, no litoral sul catarinense, foi determinada quase 200 anos antes de acontecer. Portugueses e espanhóis não pensavam nisso quando assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. Segundo o Tratado, o local onde fica a cidade marcava o limite meridional das possessões lusitanas na América. Data do século XIX, a maioria das construções de interesse histórico, concentradas na área tombada, em 1985. O patrimônio histórico de Laguna tem forte apelo turístico, ao lado de praias e sítios arqueológicos deixados por indígenas, primeiros habitantes do lugar.

Registros encontrados: 538

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin