Publicações

  • Inventário dos Terreiros do Distrito Federal e Entorno - 1ª Fase

    Autor: Iphan/Superintendência no Distrito Federal Edição: 2009 Páginas: 156

    Publicação: Iphan

    Entre 2008 e 2009, as superintendências do Iphan no Distrito Federal e em Goiás realizaram a 1ª Etapa do INRC de Lugares de Culto de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras no Distrito Federal e Entorno que resultou no levantamento preliminar de terreiros em atividade nessa região, atendendo à demanda dos próprios adeptos das religiões afro-brasileiras. Foram mapeados os principais terreiros e as práticas culturais realizadas nesses espaços, que estão sendo divulgados nesta publicação.

     

     

  • Manual de Conservação da Arquitetura Nativitana

    Autor: Rômulo Bonelli (coordenação) Edição: 2008 Páginas: 64

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Natividade é uma cidade do sudeste do Estado do Tocantins e este pequeno manual apresentaá um pouco da história da cidade e de suas casas, seus principais problemas, soluções e dicas para mantê-las sempre conservadas e bonitas. O Manual foi desenvolvido para que a comunidade em geral, moradora de sítios históricos ou não, tenha acesso às informações importantes que auxiliem na preservação de seu patrimônio. Os  exemplos apresentados podem ser de grande utilidade e contribuir para que a conservação dos imóveis seja mais eficiente, menos dispendiosa financeiramente e de simples  execução.

  • Revista do Patrimônio nº 39

    Autor: Iphan Edição: 2019 Páginas: 332

    Trazer boas práticas de gestão turística em sítios patrimoniais implementadas pelo mundo afora constitui o objetivo central desta edição. O enfoque internacional proposto oferece ao leitor uma abordagem sobre conceitos e ações em curso em outras latitudes. Além disso, o debate e a reflexão feitos em espaços multilaterais ampliam os entendimentos quanto à necessidade de elaborar modelos de colaboração entre cultura e turismo, fomentando o desenvolvimento do turismo sustentável em bases culturais sólidas e de modo a trazer benefícios a todos.

  • Patrimônio cultural do Brasil : pareceres de registro dos bens culturais imateriais (v. 2)

    Autor: Iphan Edição: 2021 Páginas: 499

    Ao celebrar as duas décadas da instituição da Política de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, o Iphan reúne nos dois volumes desta publicação os pareceres e notas técnicas conclusivos que recomendaram o Registro dos 48 bens culturais de natureza imaterial reconhecidos nestes 20 anos. Os documentos foram elaborados entre 2002 e 2019, tanto por técnicos e gestores do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI), das Superintendências do Iphan nos estados e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), quanto por integrantes do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.

    Ao mesmo tempo, este compêndio se oferece como uma poderosa ferramenta de conhecimento, promovendo a difusão
    dos princípios, fundamentos e diretrizes do PCI, historiando sua implementação e sua operação, com potencial educativo,
    de formação e capacitação. Esperamos que esta edição em dois volumes, ricamente ilustrada, possa favorecer a tomada de decisões pertinentes para ações em andamento e por vir, dos mais diversos entes e membros da sociedade.

  • Manual de elaboración de Planes de Salvaguardia

    Autor: organização: Aline Miranda, Rafael Belló Klein e Sara Santos Morais Edição: 2022 Páginas: 64

    El Manual de Elaboración de Plan de Salvaguardia tiene como objetivo presentar orientaciones para la construcción de planes de salvaguardia de bienes registrados por Iphan como Patrimonio Cultural de Brasil. Se espera que este material sirva de instrumento para subsidiar la gestión compartida del patrimonio inmaterial y alcance a toda la sociedad.

  • As aventuras do boizinho Odorico

    Autor: coordenação, Izaurina Maria de Azevedo Nunes ; texto, Izaurina Maria de Azevedo Nunes e Jessica Kalenne Silva Costa ; ilustrações, Robson Araújo Edição: 2021 Páginas: 34

    Livro de estórias infantis concebido para alunos do 2º ano do ensino fundamental, faz parte do kit de material paradidático do projeto de educação patrimonial O Boi vai à Escola Ao longo das páginas, com ilustrações de Robson Araújo e textos de Izaurina Nunes e Jéssica Costa e participação de Marize Ferreira, Jandir Gonçalves e alunos da Unidade de Educação Básica Honório Odorico Ferreira orientados pela professora Vanessa Bezerra, as personagens vivem aventuras cujos enredos apresentam o patrimônio cultural maranhense com destaque para o Bumba meu boi.

    O livro contém narrativas clássicas da cultura popular maranhense como a lenda do místico Rei português Dom Sebastião e as estórias do Boizinho de São João e de Catirina e Pai Francisco, todas inseridas no contexto da publicação, nas quais as estórias cedem espaço para a interlocução com os personagens. A leitura convida a se divertir com as peripécias de Odorico, a visitar o Centro Histórico de São Luís, a vivenciar o ciclo do Bumba meu boi, a conhecer a celebração da Festa de São Pedro, a se emocionar com a morte do Boizinho e a valorizar o rico patrimônio legado pelos afrodescendentes que mantêm os Bois de Costa de mão.

  • Patrimônio e Leitura: Catálogo Comentado de Literatura Infantojuvenil - 3

    Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2012 Páginas: 48

    Publicação: Iphan

    Mescla narrativas variadas, com propostas poéticas ou de cunho mais informativo, com ênfase na linguagem da imagem ou texto, sempre com o objetivo de enriquecer os recursos para a aproximação das obras com os temas do patrimônio cultural. Neste número, as narrativas possibilitam o contato com manifestações culturais formadoras da nossa sociedade, como o samba, a capoeira, o futebol, os folguedos; os brincantes; a criação de lendas; a língua como um modo de conceber o mundo, suas variedades regionais e transformação, ao longo do tempo.

  • Vol. 5 - A Questão do Nacional no IPHAN: Anais da III Oficina de Pesquisa

    Autor: Copedoc/DAF/IPHAN Edição: 2010 Páginas: 216

    Publicação: Iphan

    Este livro apresenta o prosseguimento das atividades das oficinas de pesquisa, com os resultados da terceira edição do encontro, do qual participaram técnicos do Iphan e convidados para discutir os temas Patrimônio, Estado e Território (nacional, regional, local e mundial), Identidade Nacional e Diversidade Cultural. Os artigos publicados apresentam um panorama dos desafios, realizações e, por vezes, impasses que os agentes públicos de preservação enfrentam em suas tarefas cotidianas de valorização e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

  • Vol. 3 - Programa de Especialização em Patrimônio. Artigos (2005 e 2006)

    Autor: Copedoc/DAF/IPHAN Edição: 2008 Páginas: 208

    Publicação: Iphan

    O terceiro volume da Série Patrimônio: Práticas e Reflexões retoma a publicação de trabalhos do Programa de Especialização em Patrimônio do Iphan, trazendo uma nova coletânea de artigos das turmas de 2005 e 2006. Partindo de demandas da própria instituição, os trabalhos trazem o olhar de bolsistas de diferentes áreas de formação – Antropologia, Arquitetura, Arte-Educação, ciências sociais, direito, história e museologia –, a partir de seus locais de inserção e atuação no Iphan, onde puderam compartilhar da prática institucional e refletir sobre a diversidade de questões e perspectivas que envolvem a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

  • Dossiê 3 - Ofício das Paneleiras de Goiabeiras

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2006 Páginas: 70

    Publicação: Iphan

    O saber envolvido na fabricação artesanal de panelas de barro foi registrado como Patrimônio Imaterial no Livro dos Saberes em 2002. O processo de produção no bairro Goiabeiras Velha, em Vitória (ES), emprega técnicas tradicionais e matérias-primas provenientes do meio natural. A panela de barro, fruto de um conjunto de saberes, constitui suporte indispensável para o preparo da típica moqueca capixaba.

Registros encontrados: 538

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin