Publicações

  • O Turista Aprendiz

    Autor: Mario de Andrade Edição: 2015 Páginas: 464

    Publicação: Iphan

    O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade, é um dos mais importantes livros de relatos e de “descoberta” de remotas regiões do Brasil, bem como de seus habitantes, de suas manifestações culturais e religiosas, criado a partir das viagens desse notável pesquisador da cultura popular e historiador da arte, ao “desbravar” o Norte e Nordeste do país. Esta edição apresenta texto apurado, anotada e acrescida de documentos por Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo, com a colaboração de Leandro Raniero Fernandes.

  • Boletim - Iphan 0

    Autor: Iphan Edição: 1979 Páginas: 4

    O primeiro Boletim do Iphan foi publicado em 1979 e aborda a origem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, seus primeiros 43 anos de exercício e expectativas. A publicação cita Mário de Andrade que, em 1937, elaborou o anteprojeto que deu origem ao Instituto. Escrito por Aloísio Magalhães que, na época, era o diretor-geral do Iphan, o Boletim No. 0 apresenta um histórico das principais atividades e ações do Instituto, até então, como o Programa de Cidades Históricas (PCH), iniciado em 1973. O PCH ultrapassou o quadro arquitetônico, propriamente dito, e a restauração de um bem cultural tornou-se uma intervenção destinada a permitir seu pleno uso social. 

  • Boletim - Iphan 1

    Autor: Iphan Edição: julho/agosto de 1979 Páginas: 8

    A edição de julho/agosto de 1979, do Boletim Iphan, aborda a criação do Fundo Nacional Pró-Memória definido como um conjunto de ações integradas e estruturadas desenvolvidas para identificar, documentar, proteger, classificar, restaurar e revitalizar bens do Patrimônio Cultural Brasileiro. A publicação também contém informações sobre a criação do Grupo de Trabalho responsável pela  implantação do Centro Experimental de Cultura e Educação, em Ouro Preto (MG) e o Projeto Indústrias Familiares dos Imigrantes, em Orleans (SC), que mobilizou comunidade local e pesquisadores do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC). Outros temas são apresentados na coluna Livros & Teses e em Notícias.

  • Boletim - Iphan 2

    Autor: Iphan Edição: setembro/outubro de 1979 Páginas: 16

    A edição de setembro/outubro de 1979 aborda o projeto Tecelagem Popular no Triângulo Mineiro; debate sobre preservação de Paraty (RJ) e da cidade de Goiás (GO) com a participação da população; retorno da coleção de “ex-votos” para Congonhas (MG); obras de desmonte do morro à juzante da Vila São José e do bairro do Pilar, em Ouro Preto (MG), que estava prestes a deslizar; o Projeto Praia Grande, em São Luís (MA). O Boletim traz ainda a coluna Livros & Teses, sobre as cartas que Mário de Andrade trocou com Rodrigo Melo Franco de Andrade, entre 1936 e 1945, notícias e uma edição especial sobre a visita do presidente da República, João Figueiredo, ao Iphan, pela Data Nacional da Cultura. 

  • Boletim - Iphan 3

    Autor: Iphan Edição: novembro/dezembro de 1979 Páginas: 18

    A edição de novembro/dezembro de 1979 aborda os desdobramentos do Seminário de Ouro Preto (MG), sobretudo na mobilização de recursos técnicos e financeiros para a recuperação da cidade, afetada por fortes chuvas que quase a destruíram; Projeto Museu de Rua, com exposição de painéis nas ruas do centro de São Paulo (SP); Encontro em Defesa do Patrimônio Cultural de Olinda (PE); obras do Iphan em Pilar de Goiás (GO), que tem seu conjunto arquitetônico tombado; consolidação das Missões Jesuíticas que ocorreram no Brasil, Argentina  e Paraguai; Projeto Educação e Cultura no Brasil de 1922 a 1945. O Boletim traz ainda a coluna Livros & Teses, notícias e um artigo do Centro Nacional de Referência Cultural sobre artesanato.

  • Boletim - Iphan 4

    Autor: Iphan Edição: janeiro/fevereiro de 1980 Páginas: 20

    A edição de janeiro/fevereiro de 1980 aborda o trabalho da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) junto ao Governo do Estado do Maranhão para a permanência do porto de pesca artesanal do Desterro, na Praia Grande; levantamento de documentos (fotos, jornais, revistas, livros, relatórios) sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; trabalho de restauro da Igreja da Madre de Deus, em Recife (PE); a Festa de Santa Bárbara, na Cidade de Goiás (GO); o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ); o legado de Mário de Andrade e os 35 anos de seu falecimento; e o segundo Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. O Boletim traz ainda uma entrevista com Aloísio Magalhães, secretário do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na época, sobre a Fundação Nacional Pró-Memória, além de notícias e a coluna Livros & Teses.

  • Boletim - Iphan 5

    Autor: Iphan Edição: março/abril de 1980 Páginas: 20

    A edição de março/abril de 1980 aborda o trabalho da 9ª Diretoria Regional da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e da Fundação Pró-Memória nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; a homologação pelo ministro da Cultura na época, Eduardo Portella, de oito tombamentos – a cidade de Rio de Contas (BA), a Casa do Padre Belchior (MG), a Igreja de Nossa Senhora do Boqueirão (BA), o Forte de Nossa Senhora da Conceição (SC), a Casa de Câmara e Cadeira de Aracati (CE), a Igreja de São José do Ribamar (PE), a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala (CE) e o Arraial Novo do Bom Jesus (PE); a posse de Aloísio Magalhães como presidente da Fundação Nacional Pró-Memória; e o Projeto Cultura  e Educação. O Boletim traz ainda entrevista com o arquiteto Augusto da Silva Telles, diretor da Divisão de Conservação e Restauração da SPHAN, além de notícias e cartas dos leitores.

  • Boletim - SPHAN 6

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: maio/junho de 1980 Páginas: 18

    A edição de maio/junho de 1980 aborda a troca do nome do Boletim de Iphan para SPHAN Pró-Memória; medidas para evitar a descaracterização da cidade de Petrópolis (RJ); destino dos documentos sobre a Inconfidência Mineira, que tinham sido adquiridos num leilão em Londres, para o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG); história da Rua do Porto, em Piracicaba (SP); recuperação do centro histórico de São Mateus (ES); artigo do arquiteto J. N. B. de Curtis sobre patrimônio ambiental urbano; plano para museus e casas históricas em Minas Gerais; entrevista; reurbanização das praças em Tiradentes (MG). O Boletim traz ainda uma entrevista com Irapoan Cavalcanti de Lyra, assessor da direção geral da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN),  sobre as mudanças no sistema federal de proteção ao patrimônio cultural, notícias, a coluna Livros & Teses e espaço para cartas dos leitores.

  • Boletim - SPHAN 7

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: julho/agosto de 1980 Páginas: 28

    A edição de julho/agosto de 1980 aborda a inauguração do Museu ao Ar Livre de Orleans (SC); os 24 anos do Catetinho, em Brasília (DF); os dois séculos de memória da cidade de Luziânia (GO); pesquisa sobre a produção artesanal em Ouro Preto e Mariana (MG); consolidação das ruínas de São Miguel das Missões (RS); a ameaça de demolição das Igrejas da Ordem 1ª e da Ordem 3ª do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP); inauguração do centro de restauração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); colóquio do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) em Salvador (BA); tombamnto da Faculdade de Direito do Recife e o conjunto arquitetônico da cidade de Mucugê (BA). O Boletim traz ainda uma entrevista com o arquiteto José de Souza Reis, sobre a insuficiência da legislação brasileira com relação às normas para proteção do entorno de bens tombados, notícias, a coluna Livros & Teses e espaço para cartas dos leitores.

  • Boletim - SPHAN 8

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: setembro/outubro de 1980 Páginas: 24

    A edição de setembro/outubro de 1980 aborda o retorno dos Autos da Devassa à comunidade de Ouro Preto (MG), após arremate pelo Governo Brasileiro num leilão em Londres, para comporem o acervo do Museu da Inconfidência; convênio com o Ministério dos Transportes para melhorias no trânsito de Ouro Preto (MG); seminário em Porto Velho (RO) sobre a Madeira-Mamoré; a aprovação de um Termo de Referência para a preservação do Parque Histórico Nacional dos Guararapes (PE).  O Boletim traz ainda um artigo de Jorge Abdo Askar, sobre os Profetas, de Aleijadinho, uma entrevista com o presidente do comitê italiano do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), Roberto Di Stefano, sobre a importância da conservação dos bens culturais, notícias, a coluna Livros & Teses e espaço para cartas dos leitores.

Registros encontrados: 538

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin