Publicações

  • Boletim - SPHAN 19

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: julho/agosto de 1982 Páginas: 36

    A edição de julho/agosto de 1982 aborda a recuperação do acervo musical do século XVII cedido ao Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG); modernização da Biblioteca Nacional; a avaliação da presença do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) em Minas Gerais; centro de pesquisas marinhas na Fortaleza de Santa Cuz, em Santa Catarina; restauração do patrimônio de Laguna (SC). O Boletim traz ainda o artigo “A Bibliotheca Real e os instrumentos de Physica e Mathematicas”, do coordenador das Atividades de Informática da Secretaria da Cultura do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Fausto Alvim Júnior; notícias; e um encarte extra com uma homenagem a Aloísio Magalhães, com 44 depoimentos selecionados. 

  • Boletim - SPHAN 20

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: setembro/outubro de 1982 Páginas: 28

    A edição de setembro/outubro de 1982 aborda o Programa Nacional de Museus e cita o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Villa-Lobos, todos no Rio de Janeiro (RJ) e o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ); candidatura de Olinda (PE) a patrimônio mundial pela UNESCO; recuperação do Palacete Ceará, em Fortaleza (CE), pela Caixa Econômica Federal, e o estudo do tombamento do Mercado de Carne de Aquiraz (CE); a proteção de monumentos religiosos negros, como o terreiro Casa Branca, em Salvador (BA), com carta do escritor Jorge Amado sobre o fato; a sede do Conselho de Cultura e de Defesa do Patrimônio Histórico no Quartel do 20, em Goiás (GO); a candidatura das Missões Jesuíticas Guaranis - no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões (RS) a patrimônio mundial pela UNESCO. O Boletim traz ainda notícias e espaço para cartas dos leitores.

  • Boletim - SPHAN 21

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: novembro/dezembro de 1982 Páginas: 20

    A edição de novembro/dezembro de 1982 aborda a expectativa da aprovação da candidatura a patrimônio mundial de Olinda (PE) pela UNESCO; apresentação da Lista Indicativa de bens culturais do Brasil para candidatura a patrimônio mundial pela UNESCO; reabertura do Museu de Itaipu, em Niterói (RJ). O Boletim traz ainda o artigo “A Conferência do México sobre Políticas Culturais: a propósito de indústrias culturais e de identidade nacional”, publicado no boletim Perspectivas de la UNESCO, de Alfredo Torre Murzi, traduzido do espanhol por Marcos Bagno; e notícias.

  • Boletim - SPHAN 22

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: janeiro/fevereiro de 1983 Páginas: 42

    A edição de janeiro/fevereiro de 1983 aborda a criação do “Grupo de Brasília” e os estudos de formas de proteção do patrimônio histórico e cultural da cidade; material arqueológico encontrado na Ilha de Santana (RJ); cadastro do acervo arquitetônico de Natividade (GO); restauração da Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz de Goiás (GO); entrega da obra de restauro da Casa d’Enxaimel, em Pirenópolis (GO); reconstrução da muralha do Forte do Castelo (PA), destruída pelas marés e outras ações no município de Vigia (PA); conclusão do mapeamento (carta geotécnica) de Ouro Preto (MG); restauração do Seminário Menor de Mariana (MG); preservação de Lapa (PR); convênio com Banco Nacional da Habitação (BNH) para a revitalização de núcleos históricos; entrega das obras de restauro das igrejas Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio e do Divino Espírito Santo do Recife (PE); recuperação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala (CE). O Boletim traz ainda o artigo “A Formação de Técnicos na Preservação de Bens Culturais e Sítios, no Brasil, e o ICCROM”, do diretor da Divisão de Tombamento e Conservação, da Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Augusto C. da Silva Telles; notícias; e espaço para cartas dos leitores.

  • Boletim - SPHAN 23

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: março/abril de 1983 Páginas: 20

    A edição de março/abril de 1983 aborda o reconhecimento de Olinda (PE) como Patrimônio Mundial pela UNESCO; restauração do Forte Príncipe da Beira (RO); instalação de agências bancárias do Banco do Brasil em prédios históricos; entrega do Estudo de Transportes Urbanos de Ouro Preto (MG), da Igreja de São José e Santa Cecília dos Prados em Ouro Preto (MG) e da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Santa Rita Durão (MG); entrega das partituras do Barroco Mineiro ao Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG); dossiê de candidatura do Centro Histórico de Salvador (BA) a Patrimônio Mundial da UNESCO; pedido de tombamento do terreiro Casa Branca, em Salvador (BA); acervo do Museu do Homem do Nordeste, em Recife (PE); a centésima reunião do Conselho Consultivo do Iphan, realizada no Rio de Janeiro (RJ). O Boletim traz ainda o artigo “Patrimônio cultural construído: cena e cenário”, do advogado e arqueólogo Ulysses Pernambucano de Mello; notícias; e espaço para cartas dos leitores.

  • Boletim - SPHAN 24

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: maio/junho de 1983 Páginas: 20

    A edição de maio/junho de 1983 aborda a entrega das obras de restauração do Paço Imperial (antigo Paço da Cidade), no Rio de Janeiro (RJ) prevista para 1985; restauração da Casa dos Contos, em Ouro Preto (MG); criação do Museu do Homem do Norte, em Manaus (AM); inauguração do Museu da Abolição em Recife (PE); tombamento estadual de Marechal Deodoro (AL). O Boletim traz ainda o artigo “A preservação do patrimônio arquitetônico como agente dinamizador da consciência cultural americana”, do arquiteto e consultor da UNESCO Ramón Gutiérrez; notícias; e espaço para cartas dos leitores.

  • Boletim - SPHAN 25

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: julho/agosto de 1983 Páginas: 26

    A edição de julho/agosto de 1983 aborda a restauração do Mercado da Carne de Aquiraz (CE); catalogação do acervo arquitetônico de Icó (CE); estudo do tombamento do Açude do Cedro, em Quixadá (CE); protocolo de intenções entre a Fundação Nacional pró-memória e a Prefeitura de Fortaleza (CE); entrega das obras de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, o Sobrado Major Selemérico e o Palácio Episcopal, em Oeiras (PI); a atuação do Instituto Nacional do Livro (INL); mudança de local do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro (RJ); restauração do Museu do Açude, no Rio de Janeiro (RJ); restauração do Engenho Vitória, em Cachoeira (BA); estudos para a restauração do Forte Príncipe da Beira, em Rondônia; obras de restauro do Seminário Menor de Mariana (MG); o tombamento do Palácio Laranjeiras e o Hospital São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro (RJ) e o Pórtico Central e os Armazéns do Porto, em Porto Alegre (RS). O Boletim traz ainda um artigo sobre “Reciclagem técnica: algumas ideias para formulação de um programa”, do arquiteto da 8ª Diretoria Regional da SPHAN, José Leme Galvão Junior; notícias; e espaço para cartas dos leitores.

  • Patrimônio Cultural, Direito e Meio Ambiente

    Autor: Juliano Bitencourt Campos, Daniel Ribeiro Preve e Ismael Francisco de Souza Edição: 1ª Páginas: 256

     

     

  • Boletim - SPHAN 26

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: setembro/outubro de 1983 Páginas: 20

    A edição de setembro/outubro de 1983 trata da proteção ao Morro da Conceição, no Rio de Janeiro; o legado cultural não-monumental de Santa Catarina, especialmente as fortalezas de Santo Antônio e de Santa Cruz; da ampliação da área tombada no Centro Histórico de Salvador, em cumprimento a exigência da UNESCO. O número traz também artigo de Ulysses Pernambucano de Mello Neto sobre o vocabulário relativo ao Patrimônio Cultural no Brasil. Além disso, o Boletim nº 26 aborda a candidatura do Mosteiro de São Bento (RJ) a Patrimônio Cultural da Humanidade; a restauração do Convento de Carmo, em Olinda (PE); o Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo de Melo Franco de Andrade, o lançamento do Livro de Arte Brasileiro, da autora Catarina Helena Knychala; a instalação de escritórios técnicos em núcleos tombados. O número divulga atividades como encontro sobre restauração com professores italianos, a posse de novos membros do Conselho Consultivo da SPHAN, a cooperação entre SPHAN/pró/Memória com antiquários brasileiros, a criação de plano para recuperação de acervos de obras raras, o Projeto Integração Museu-Escola promovido pelo Museu Nacional, no Rio de Janeiro e a aprovação, pelo Conselho Consultivo do SPHAN de projeto para restauração do Paço na cidade. A revista informa sobre projeto para preservar o acervo da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sobre a comemoração, pelo Museu Imperial, do casamento de Dom Pedro, com a realização de exposição e ação educativa. Ao final, a edição traz cartas dos leitores.

  • Boletim - SPHAN 27

    Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: novembro/dezembro de 1983 Páginas: 20

    A edição de novembro/dezembro de 1983 tem como destaque a declaração, pela UNESCO, das ruínas missioneiras de São Miguel, no Rio Grande do Sul, como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ainda no tema das missões, o arquiteto e consultor da Unesco, Ramón Gutierrez escreve o artigo “Reflexões sobre as Missões Jesuíticas”. O número aborda as obras de restauração realizadas na cidade do Rio de Janeiro no período, com destaque para o Largo da Carioca, a Casa da Moeda e a Biblioteca Nacional, a visita do arquiteto alemão Edgar Heydock a Brasília, o projeto Extra-Muros do Museu Nacional de Belas Artes em Itaipu e Paraty (RJ), acordo entre Brasil e Portugal para microfilmagem de documentos históricos, a restauração da Sé de Olinda (PE), a realização de curso sobre obras e restauração de monumentos na UFOP, o Projeto Memória Eleitoral promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (MEC) e informa sobre as inscrições para o prêmio do Instituto Nacional do Livro. Ao final, a edição traz cartas dos leitores.

Registros encontrados: 538

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin