Publicações

  • Revista do Patrimônio nº 36

    Autor: Iphan Edição: 2017 Páginas: 201

     

     

  • Olinda – Igreja da Sé

    Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

    A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. A Igreja da Sé de Olinda, também conhecida como Igreja de São Salvador do Mundo, está situada no sítio histórico da cidade, ocupando posição de destaque na paisagem da cidade. Além de ter sido a primeira edificação religiosa construída pelos portugueses em sua chegada à Capitania de Pernambuco, emerge do alto de uma colina, desfrutando de visibilidade privilegiada para o sítio histórico e para a cidade vizinha do Recife. O mês de agosto é dedicado ao padroeiro São Salvador do Mundo, quando ocorrem festividades religiosas. Edição bilíngue (português/inglês).

  • Inventário Nacional de Referências Culturais Terreiros do Distrito Federal e Entorno

    Autor: Iphan/Superintendência no Distrito Federal Edição: 2012 Páginas: 188

    Publicação: Iphan

    Esta publicação é resultado do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) dos Lugares de Culto de Matrizes Afro-Brasileiras no Distrito Federal e Entorno, promovido pelo Iphan - DF. Seu conteúdo condensa as três fases sucessivas de pesquisa, nas quais foi possível identificar parte representativa das referências culturais associadas à religiosidade das comunidades de terreiro em atividade nessa região. O INRC reúne as etapas de identificação, descrição e sistematização das informações e do material etnográfico sobre um determinado bem. 

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fascículo 1

    Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 18

    Publicação: Iphan/Ministério da Educação (Mec)

    Neste primeiro fascículo, está a proposta de Educação Patrimonial no âmbito do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, além de esclarecimentos sobre os materiais e equipamentos audiovisuais que cada escola vai adquirir ao escolher esta nova atividade. A Educação Patrimonial no Mais Educação propõe uma forma dinâmica e criativa da escola se relacionar com o patrimônio cultural de sua região e, a partir dessa ação, ampliar o entendimento dos vários aspectos que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro.

  • Vol. 4 - Metodologia de Pesquisa e Multidisciplinaridade no Iphan: Anais da II Oficina de Pesquisa

    Autor: Copedoc/Daf/Iphan Edição: 2010 Páginas: 580

    Publicação: Iphan

    Reúne artigos dos técnicos do Iphan que participaram da II Oficina de Pesquisa: metodologia de pesquisa e multidisciplinaridade, realizada em 2008, que reuniu profissionais de diversas áreas: Arquitetura, Arquivologia, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Geografia, História, Letras, Museologia e produção cultural. Os resultados subsidiam a reflexão sobre o caráter das pesquisas nas instituições dedicadas à preservação do patrimônio cultural, o reconhecimento do trabalho interdisciplinar como fomentador de mudanças positivas na lida com esse patrimônio, a ênfase na importância da interdisciplinaridade no processo de atribuição de valor dos bens culturais e o incentivo ao planejamento das ações de preservação, entre outros temas.

  • Dossiê 4 - Samba de Roda do Recôncavo Baiano

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2006 Páginas: 216

    Publicação: Iphan

    É uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Exerceu influência no samba carioca e até hoje é uma das referências do samba nacional. O Samba de Roda no Recôncavo Baiano foi inscrito do Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2004.

  • Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais

    Autor: Natália Guerra Brayner Edição: 2009 Páginas: 32

    Publicação: Iphan

    Esta publicação apresenta as diretrizes e instrumentos que norteiam e tornam possíveis as atividades de identificação, registro e salvaguarda do patrimônio imaterial. O Iphan pretende, também, promover uma reflexão crítica sobre essa política, de forma que todos os leitores percebam a importância da contribuição de cada um de nós, por meio da criatividade e do diálogo permanente, para o aperfeiçoamento dessas estratégias, instrumentos de salvaguarda e sua adequação aos contextos específicos de cada bem cultural.

  • Pub Div - Col,Doc e Art - Lúcio Costa: Documentos de Trabalho

    Lucio Costa: Documentos de Trabalho - 2ª Edição

    Autor: José Pessoa Edição: 2004 Páginas: 326

    Publicação: Iphan/Ministério da Cultura

    O livro é a reunião dos textos escritos por Lucio Costa, entre os anos 1957 e 1990, enquanto ele era diretor de Estudos e Tombamentos e colaborador eventual do IPHAN. A publicação, entre tantos outros objetivos, permitirá que os ensinamentos do arquiteto sejam constantemente consultados, além de trazer, nas palavras do escritor, um olhar precioso sobre a preservação dos monumentos históricos. A publicação é ilustrada com desenhos originais do arquiteto e 180 fotografias do Arquivo Geral do IPHAN.

  • A Igreja de São Francisco de Assis em Diamantina

    Autor: Selma Melo Miranda Edição: 2009 Páginas: 335

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Em março de 2008, foi concluída a restauração de um dos mais significativos monumentos de Diamantina, em Minas Gerais: a Igreja de São Francisco de Assis, tombada em 1949. As obras incluíram a recuperação arquitetônica do edifício e de seus elementos artísticos e bens integrados, com reparos das estruturas da edificação e da cobertura, com substituição das peças deterioradas e telhas, e reforma geral das instalações elétricas e de segurança, pintura e sistema de drenagem. 

  • N.3 - A preservação do patrimônio documental através da produção de instrumentos de pesquisa arquivísticos e da implementação de repositórios arquivísticos digitais

    Autor: Daniel Flores e Dhion Carlos Hedlund Edição: 2014 Páginas: 33

       

Registros encontrados: 396

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin