Publicações

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fascículo 1

    Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 18

    Publicação: Iphan/Ministério da Educação (Mec)

    Neste primeiro fascículo, está a proposta de Educação Patrimonial no âmbito do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, além de esclarecimentos sobre os materiais e equipamentos audiovisuais que cada escola vai adquirir ao escolher esta nova atividade. A Educação Patrimonial no Mais Educação propõe uma forma dinâmica e criativa da escola se relacionar com o patrimônio cultural de sua região e, a partir dessa ação, ampliar o entendimento dos vários aspectos que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro.

  • Vol. 4 - Metodologia de Pesquisa e Multidisciplinaridade no Iphan: Anais da II Oficina de Pesquisa

    Autor: Copedoc/Daf/Iphan Edição: 2010 Páginas: 580

    Publicação: Iphan

    Reúne artigos dos técnicos do Iphan que participaram da II Oficina de Pesquisa: metodologia de pesquisa e multidisciplinaridade, realizada em 2008, que reuniu profissionais de diversas áreas: Arquitetura, Arquivologia, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Geografia, História, Letras, Museologia e produção cultural. Os resultados subsidiam a reflexão sobre o caráter das pesquisas nas instituições dedicadas à preservação do patrimônio cultural, o reconhecimento do trabalho interdisciplinar como fomentador de mudanças positivas na lida com esse patrimônio, a ênfase na importância da interdisciplinaridade no processo de atribuição de valor dos bens culturais e o incentivo ao planejamento das ações de preservação, entre outros temas.

  • Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais

    Autor: Natália Guerra Brayner Edição: 2009 Páginas: 32

    Publicação: Iphan

    Esta publicação apresenta as diretrizes e instrumentos que norteiam e tornam possíveis as atividades de identificação, registro e salvaguarda do patrimônio imaterial. O Iphan pretende, também, promover uma reflexão crítica sobre essa política, de forma que todos os leitores percebam a importância da contribuição de cada um de nós, por meio da criatividade e do diálogo permanente, para o aperfeiçoamento dessas estratégias, instrumentos de salvaguarda e sua adequação aos contextos específicos de cada bem cultural.

  • Pub Div - Col,Doc e Art - Lúcio Costa: Documentos de Trabalho

    Lucio Costa: Documentos de Trabalho - 2ª Edição

    Autor: José Pessoa Edição: 2004 Páginas: 326

    Publicação: Iphan/Ministério da Cultura

    O livro é a reunião dos textos escritos por Lucio Costa, entre os anos 1957 e 1990, enquanto ele era diretor de Estudos e Tombamentos e colaborador eventual do IPHAN. A publicação, entre tantos outros objetivos, permitirá que os ensinamentos do arquiteto sejam constantemente consultados, além de trazer, nas palavras do escritor, um olhar precioso sobre a preservação dos monumentos históricos. A publicação é ilustrada com desenhos originais do arquiteto e 180 fotografias do Arquivo Geral do IPHAN.

  • A Igreja de São Francisco de Assis em Diamantina

    Autor: Selma Melo Miranda Edição: 2009 Páginas: 335

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Em março de 2008, foi concluída a restauração de um dos mais significativos monumentos de Diamantina, em Minas Gerais: a Igreja de São Francisco de Assis, tombada em 1949. As obras incluíram a recuperação arquitetônica do edifício e de seus elementos artísticos e bens integrados, com reparos das estruturas da edificação e da cobertura, com substituição das peças deterioradas e telhas, e reforma geral das instalações elétricas e de segurança, pintura e sistema de drenagem. 

  • Revista do Patrimônio n. 33

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 0

       

  • N.3 - A preservação do patrimônio documental através da produção de instrumentos de pesquisa arquivísticos e da implementação de repositórios arquivísticos digitais

    Autor: Daniel Flores e Dhion Carlos Hedlund Edição: 2014 Páginas: 33

       

  • Vol. 4 - Entorno de bens tombados

    Autor: Lia Motta e Analucia Thompson Edição: 2010 Páginas: 174

    Publicação: Iphan

    Este livro é o resultado de pesquisa realizada nos acervos arquivísticos e bibliográficos do Iphan, no Rio de Janeiro, e da reunião de informações sobre o tema entorno de bens tombados. Um panorama da história e evolução conceitual do tema, desde as referências internacionais até a experiência brasileira, destacando o trabalho do Iphan a partir da aplicação das noções de visibilidade e vizinhança – definidas no Decreto-Lei nº 25 de 1937 – e, posteriormente, do conceito de entorno, que abrange a ambiência e a historicidade dos contextos que envolvem os bens tombados. Reprodução de documentos importantes, resultados de seminários e portarias que regulamentam procedimentos administrativos, incluindo entorno, e a proposta da criação do Livro de Entorno.

  • Aquarelas do Brasil: A importância dos registros pictóricos de Debret

    Autor: Mariane Pimentel Tutui Edição: 2015 Páginas: 23

    O presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância dos registros pictóricos do artista francês Jean-Baptiste Debret, durante sua permanência no Brasil, de 1816 a 1831. Nos trópicos, seu traçado adquiriu novas formas e distintas abordagens temáticas, entre as quais figuram negros e mestiços em meio ao cenário do Rio de Janeiro oitocentista. Trata de festas e cores descortinadas por Debret que oferecem possibilidades de investigação sobre histórias, memórias e identidades expressas em processo de transformação, concernentes às manifestações culturais e à consolidação do que denominamos, na atualidade, de bens patrimoniais. Nesse exercício, está reforçada a importância das referências em uma obra de arte para que o legado do artista, a autenticidade de suas obras e sua memória sejam salvaguardados.

  • Patrimônio e Leitura: Catálogo Temático de Literatura Infantojuvenil - 4

    Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2014 Páginas: 110

    Publicação: Iphan

    Esta edição incorpora e amplia o levantamento de títulos selecionados pelos Catálogos Comentados de Literatura Infantojuvenil 1, 2 e 3, consolidando a proposta de criar instrumentos de referência de cunho educativo sobre o patrimônio cultural que se apoiam na produção literária dirigida a jovens e crianças. Organizado em quatro capítulos, apresenta textos informativos relacionando os livros de literatura a temas tais como memória, identidade, história, modos de fazer e criar, saberes tradicionais, patrimônio edificado, patrimônio móvel e integrado, paisagens culturais, entre outros.  

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