Publicações

  • Trem de Histórias

    Autor: edição de texto de Claudia Fonseca Edição: 2010, Museu da Pessoa e Iphan Páginas: 83

    O livro Um trem de histórias: registro e disseminação dos saberes e ofícios da Rede Ferroviária do Nordeste foi pensado com o intuito de deixar registrada a memória dos profissionais vinculados à ferrovia brasileira. Esta publicação apresenta, então, as relações entre os trabalhadores e a ferrovia a partir do olhar dos próprios ferroviários. Os relatos contidos nesta ampla pesquisa de História Oral permitem-nos conhecer as relações – de trabalho, sociais e culturais - estabelecidas pela ferrovia, documentando histórias e percepções únicas sobre o trabalho ferroviário em Pernambuco.

  • Hélio Melo

    Autor: organização Deyvesson Israel Alves Gusmão, Moema Queiroz, Flávia Burlamaqui, Márcio Carvalho Edição: 2021 Páginas: 119

    Hélio Melo nasceu em julho de 1926, no município de Boca do Acre, sul do Amazonas. O artista foi um grande expoente da cultura e identidade amazônida em um período marcado pela marcha para o oeste e o neocolonialismo da Amazônia brasileira. Em sua trajetória destacou-se como artista plástico, músico, compositor, poeta e escritor. Nas páginas que se seguem, o leitor poderá vislumbrar uma fração da importância e magnitude das obras do artista, passeando por cenários onde homens, mulheres e crianças seringueiras coabitam com seres místicos e encantados, assim como nos convidam a conhecer as nuances da sua vida cotidiana nas cidades e seringais amazônicos do século XX.

  • Carta de serviços ao cidadão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - 2021

    Autor: Iphan Edição: 2021 Páginas: 96

    Aqui, você encontra, de forma atualizada e segura, informações sobre os vários serviços prestados por este Instituto. É possível obter esclarecimentos sobre as autorizações, permissões e cadastros feitos pelo Iphan, buscar informações sobre as pesquisas e acervos existentes sobre educação patrimonial e exposições, compreender os processos de reconhecimento e identificação do nosso rico Patrimônio Cultural Brasileiro e ter acesso aos prêmios, concursos e campanhas institucionais. Esta Carta representa o compromisso que nós temos com os nossos valores institucionais e é mais um passo rumo ao nosso grande objetivo: ser reconhecida como uma instituição de excelência na gestão do patrimônio cultural brasileiro, que é de todos nós!

  • Lutas por aproximação: educação patrimonial no contexto das fortificações de Santa Catarina

    Autor: organização Fernanda Biondo Edição: 2022 Páginas: 155

    A publicação "Lutas por aproximação: educação patrimonial no contexto das fortificações de Santa Catarina", organizada por Fernanda Biondo, faz referência aos processos educativos realizados em Santa Catarina, nos anos de 2019 e 2021, no âmbito da preparação de Candidatura do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Cultural da Humanidade. As ações educativas foram realizadas por servidores do Iphan Sede e do Iphan Santa Catarina, em conjunto com professores das secretarias municipais de educação de Governador Celso Ramos e Florianópolis. As secretarias de educação desses municípios, a Escola do Mar e a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (SecArt/UFSC) foram parceiras nesse trabalho.

    A oficina realizada em Governador Celso Ramos ocorreu em 2019, presencialmente, em uma semana de imersão, com rodas de conversas, palestras e atividades práticas que representaram dias de criação ativa e sensível. O distanciamento social que 2020 trouxe consigo e a consequente impossibilidade de realizar a oficina de Florianópolis presencialmente fizeram com que a equipe do Iphan, composta de servidores de Florianópolis e de Brasília, se reunisse e encampasse o desafio de construir novos caminhos, propondo uma oficina em formato virtual. Para tanto, o Iphan criou uma metodologia específica, na qual o agir e o refletir sobre a ação o levaram a recalcular a rota com maestria. A cada novo encontro semanal com os professores da rede municipal de ensino de Florianópolis, a equipe do Iphan se reunia para avaliar e detalhar o planejamento do encontro seguinte, além de fazer os ajustes necessários.

    Fica aqui o convite para que mergulhem conosco nesse mar de possibilidades que as adversidades fizeram emergir.

  • Educação patrimonial, diversidade e meio ambiente no Distrito Federal

    Autor: organização Vinicius Prado Januzzi... [et al.] Edição: 2022 Páginas: 251

    O Curso EAD Educação Patrimonial, Diversidade e Meio Ambiente no Distrito Federal é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Educação do DF e da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do DF (Iphan-DF). Em março de 2020, os órgãos assinaram o Termo de Cooperação nº 001, pelo qual se comprometem a desenvolver, em conjunto, ações e materiais de educação patrimonial, que contemplem as múltiplas dimensões do patrimônio cultural e suas relações com o território distrital.

    Se o processo de aprendizagem é, por essência, coletivo, a construção do curso teria de necessariamente partir de mais de uma pessoa, uma instituição, um órgão. Cada um dos módulos foi escrito por especialistas em suas áreas de atuação, com o envolvimento de muitas instituições da cultura e da educação: a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade de Brasília (UnB), o Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan, além de professores e professoras pertencentes ao quadros da Secretaria, responsáveis pelas mais diversas disciplinas no cotidiano de seu trabalho.

  • Memórias do meu lugar : patrimônio cultural e território em Roraima

    Autor: organização Amarildo Ferreira Júnior ; Larissa Maria de Almeida Guimarães e Mariana Lima da Silva Edição: 2022 Páginas: 182

    Esta obra resulta do trabalho coletivo desenvolvido por servidores, ex-servidores e estudantes que representam todas as unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e servidoras da Superintendência no Estado de Roraima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, reunidos por meio de grupo de pesquisa multicampi e multidisciplinar, a planejaram, executaram e elaboraram com o objetivo de socializar com o público reflexões e experiências resultantes da intersecção entre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a Educação Patrimonial, campos cujo encontro e diálogo tal qual apresentamos é pouquíssimo frequente no Brasil.

    A obra realiza a sistematização de experiências vividas no decorrer da execução desse projeto sem, contudo, exaurir o debate que propõe, seja em seus termos internos, seja em suas vinculações externas. Para estas, a incompletude resulta da própria incipiência no estabelecimento de relações entre os dois campos educacionais aqui colocados em diálogo e, consequentemente, da análise das relações entre o espaço social e o espaço físico que conformam os lugares estudados por meio dessa convergência.

  • Educação patrimonial & educação profissional, científica e tecnológica em Roraima

    Autor: organização Amarildo Ferreira Júnior ; Larissa Maria de Almeida Guimarães e Mariana Lima da Silva Edição: 2022 Páginas: 41

    Esta obra resulta do trabalho coletivo desenvolvido por servidores, ex-servidores e estudantes que representam todas as unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e servidoras da Superintendência no Estado de Roraima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, reunidos por meio de grupo de pesquisa multicampi e multidisciplinar, a planejaram, executaram e elaboraram com o objetivo de socializar com o público reflexões e experiências resultantes da intersecção entre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a Educação Patrimonial, campos cujo encontro e diálogo tal qual apresentamos é pouquíssimo frequente no Brasil.

    A obra realiza a sistematização de experiências vividas no decorrer da execução desse projeto sem, contudo, exaurir o debate que propõe, seja em seus termos internos, seja em suas vinculações externas. Para estas, a incompletude resulta da própria incipiência no estabelecimento de relações entre os dois campos educacionais aqui colocados em diálogo e, consequentemente, da análise das relações entre o espaço social e o espaço físico que conformam os lugares estudados por meio dessa convergência.

  • A identificação do patrimônio cultural pela lente das referências culturais: conquistas e obstáculos de um percurso

    Autor: Iphan Edição: 2022 Páginas: 115

    Este volume compreende uma narrativa institucional que contextualiza o macroprocesso Identificação dos bens culturais de natureza imaterial, um dos pilares organizadores do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial - PNPI. São apresentados, numa visada histórica, os precedentes, fundamentos, atividades e resultados obtidos pela área competente pela identificação de bens culturais do Departamento de Patrimônio Imaterial em duas décadas de atuação, com destaque para a implementação do instrumento do INRC e a avaliação das experiências com sua realização.

  • A vez e as vozes das pioneiras: narrativas sobre a construção de uma identificação a partir das referências culturais

    Autor: Iphan Edição: 2022 Páginas: 211

    Neste volume são apresentados, sob a forma de entrevista, os relatos das profissionais do Iphan responsáveis pela idealização e realização das primeiras experiências de identificação do patrimônio imaterial, bem como pela formulação do INRC e constituição do Departamento do Patrimônio Imaterial.

  • Interações e sentidos: experiências com o Inventário Nacional de Referências Culturais

    Autor: Iphan Edição: 2022 Páginas: 240

    Este volume é composto por artigos de realizadores de inventários - pesquisadores, gestores, detentores - em resposta a uma chamada pública realizada pelo Departamento em 2020. São nove artigos que debatem a realização prática dos inventários e trazem dados e discussões acerca de sua implementação.

Registros encontrados: 521

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