Publicações

  • Mapeamento da Capoeira em Minas Gerais

    Autor: Andréia Ribeiro (coordenação) Edição: 2016 Páginas: 60

    Publicação: Iphan/Superintendência em Minas Gerais

    Este material apresenta o resultado do Mapeamento da Capoeira em Minas Gerais realizado, em 2014, como ação prioritária do Plano de Salvaguarda proposto pelo Comitê Gestor do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Estado. Como toda ação de mapeamento, esta remete a uma situação e a um momento específico, não pretendendo assim ser completa ou definitiva: o mapeamento é um instrumento que nos possibilita saber, em linhas gerais, como os mestres, rodas e grupos estão distribuídos em Minas. Esta é uma primeira versão de um trabalho que deverá ser complementado, atualizado e constantemente revisado, com a participação de mestres, capoeiristas, pesquisadores e agentes públicos.

  • Revista do Patrimônio nº 38

    Autor: Iphan Edição: 2018 Páginas: 320

     

     

  • O sonho de Belinho

    Autor: Izaurina Maria de Azevedo Nunes, organizadora ; Robson Araújo, ilustrador Edição: 2022 Páginas: 27

    Com a proposta de informar os fundamentos que levaram o Bumba meu boi a se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a revista em quadrinhos ‘O Sonho de Belinho’ foi idealizada para alunos do 3º ano do ensino fundamental. Nela, Belinho, Nizetinha e o Boizinho Odorico fazem um passeio pela História da Humanidade, tendo como diretriz o culto ao Boi pelos povos antigos e vivem uma experiência lúdica que os leva a aprender sobre as culturas das antigas civilizações egípcia, grega, hebraica, indiana e de reinos africanos.

    O roteiro é traçado para mostrar, ao final da estória, o porquê de o Bumba meu boi do Maranhão ter sido consagrado a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: um belo exemplar das celebrações ao Boi de vários povos ao longo da História da Humanidade. A revista em quadrinhos, com 28 páginas, ilustrações de Robson Araújo e roteiro e texto de Izaurina Nunes, é parte do kit de material paradidático do projeto de educação patrimonial ‘O Boi vai à Escola’.

  • Manual for the elaboration of Safeguarding Plans

    Autor: organização: Aline Beatriz Miranda da Silva, Rafael Belló Klein e Sara Santos Morais Edição: 2023 Páginas: 67

    This Manual for the Elaboration of Safeguarding Plans aims to present guidelines for the elaboration of safeguarding plans for elements registered by Iphan as Cultural Heritage of Brazil. It is expected that this
    material will be an instrument to subsidize the shared management of intangible heritage and reach the whole of society.

  • Manual de Intervenções em Jardins Históricos - 2ª Edição

    Autor: Carlos Fernando Delphim Edição: 2005 Páginas: 151

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Essa publicação apresenta, especificamente, os locais considerados jardins históricos e os entornos dos monumentos tombados. O Manual de Intervenção em Jardibns Históricos visa atender às exigências de orientação técnica em conservação e preservação dos jardins sob tutela federal, considerando que os objetos em questão são elementos vivos e em constante mudança.

  • Dossiê 4 - Samba de Roda do Recôncavo Baiano

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2006 Páginas: 216

    Publicação: Iphan

    É uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Exerceu influência no samba carioca e até hoje é uma das referências do samba nacional. O Samba de Roda no Recôncavo Baiano foi inscrito do Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2004.

  • Pub Div - Col,Doc e Art - Lúcio Costa: Documentos de Trabalho

    Lucio Costa: Documentos de Trabalho - 2ª Edição

    Autor: José Pessoa Edição: 2004 Páginas: 326

    Publicação: Iphan/Ministério da Cultura

    O livro é a reunião dos textos escritos por Lucio Costa, entre os anos 1957 e 1990, enquanto ele era diretor de Estudos e Tombamentos e colaborador eventual do Iphan. A publicação, entre tantos outros objetivos, permitirá que os ensinamentos do arquiteto sejam constantemente consultados, além de trazer, nas palavras do escritor, um olhar precioso sobre a preservação dos monumentos históricos. A publicação é ilustrada com desenhos originais do arquiteto e 180 fotografias do Arquivo Geral do Iphan.

  • Mestres Artífices - Pernambuco

    Autor: Andrea Zerbetto e Rodrigo Torres Edição: 2012 Páginas: 194

    Publicação: Iphan

    Um documento minucioso destinado a especialistas, estudantes e público em geral, relatando os hábitos presentes na vida de inúmeros cidadãos e das particularidades territoriais dispersas pelas regiões brasileiras. Mostra a diversidade e a complexidade de processos que retratam um conjunto de práticas culturais e se constituem em diferentes dimensões do nosso patrimônio cultural, material e imaterial. As técnicas construtivas tradicionais são as formas pelas quais vários exemplares do patrimônio edificado foram erguidos e se mantêm íntegros até hoje.

  • A Igreja de São Francisco de Assis em Diamantina

    Autor: Selma Melo Miranda Edição: 2009 Páginas: 335

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Em março de 2008, foi concluída a restauração de um dos mais significativos monumentos de Diamantina, em Minas Gerais: a Igreja de São Francisco de Assis, tombada em 1949. As obras incluíram a recuperação arquitetônica do edifício e de seus elementos artísticos e bens integrados, com reparos das estruturas da edificação e da cobertura, com substituição das peças deterioradas e telhas, e reforma geral das instalações elétricas e de segurança, pintura e sistema de drenagem. 

  • N.3 - A preservação do patrimônio documental através da produção de instrumentos de pesquisa arquivísticos e da implementação de repositórios arquivísticos digitais

    Autor: Daniel Flores e Dhion Carlos Hedlund Edição: 2014 Páginas: 33

       

Registros encontrados: 538

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin