Publicações

  • Vol. 1 - Manual de Elaboração de Projetos de Preservação do Patrimônio Cultural

    Autor: José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva e Sylvia Maria Nelo Braga Edição: 2005 Páginas: 76

    Publicação: MinC/Iphan/Programa Monumenta

    O Manual integra o conjunto de Cadernos Técnicos do Programa Monumenta, elaborados para consolidar e transmitir os conceitos, normas e preceitos que orientam a preservação do Patrimônio Histórico e Artístico protegido pela União (Decreto Lei nº 25). Foi elaborado para atender, prioritariamente, aos profissionais que trabalhavam nos projetos desenvolvidos pelo Monumenta, envolvendo bens imóveis protegidos por tombamento federal ou situados nas áreas adjacentes, e projetos de intervenção em espaços públicos urbanos integrantes dessas áreas. Apresenta orientações para elaboração dos projetos complementares e a compilação com adaptações de parte das práticas da Secretaria de Administração Pública (Sedap), estabelecidas no Decreto nº 92.100, de 10/12/1985, para possibilitar a sua aplicação nas obras de intervenção do patrimônio edificado.

  • Vol. 2 - Cadernos de Encargos

    Autor: Equipe Técnica Programa Monumenta Edição: 2005 Páginas: 420

    Publicação: IPHAN/Programa Monumenta

    O Caderno de Encargos descreve alguns processos construtivos utilizados em obras de restauro, indicando procedimentos utilizados em várias regiões do Brasil. A evolução desses processos liga-se diretamente à disponibilidade de recursos materiais existentes em seu entorno, e os materiais utilizados determinam a expressão formal das ideias construtivas. Esta publicação apresenta, entre outras informações, os preceitos, especificações e procedimentos que deverão ser rigorosamente obedecidos durante a execução de obras de preservação das edificações que compõem o patrimônio cultural brasileiro.

  • Vol. 3 - Sítios Históricos e Conjuntos de Monumentos Nacionais

    Autor: Equipe Técnica Programa Monumenta Edição: 2005 Páginas: 456

    Publicação: MinC/IPHAN/Programa Monumenta

    Contém o dossiê completo e o relatório final do trabalho da comissão que definiu a Lista de Prioridades e as fichas dos Sítios e Conjuntos Históricos Urbanos Nacionais Tombados das Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Essa comissão também reuniu subsídios para o trabalho da comissão especial responsável pela elaboração da Lista de Prioridades de Conservação do Monumenta. Foram definidos os 101 Sítios e Conjuntos Históricos Urbanos Nacionais e coube ao Monumenta a elaboração do estudo de classificação tipológica segundo “narrativas históricas” elaboradas por professores do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).

  • Vol. 4 - Sítios Históricos e Conjuntos de Monumentos Nacionais

    Autor: Equipe Técnica Programa Monumenta Edição: 2005 Páginas: 392

    Publicação: IPHAN/Programa Monumenta

    Contém o dossiê completo e o relatório final do trabalho da comissão que definiu a Lista de Prioridades e as fichas dos Sítios e Conjuntos Históricos Urbanos Nacionais Tombados das Regiões Sul e Sudeste. Essa comissão também reuniu subsídios para o trabalho da comissão especial responsável pela elaboração da Lista de Prioridades de Conservação do Monumenta. Foram definidos os 101 Sítios e Conjuntos Históricos Urbanos Nacionais e coube ao Monumenta a elaboração do estudo de classificação tipológica segundo “narrativas históricas” elaboradas por professores do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).

  • Vol. 5 - Análise de Risco de Incêndio em Sítios Históricos

    Autor: Antônio Maria Claret Gouveia Edição: 2006 Páginas: 104

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    As edificações típicas do período colonial brasileiro têm características que as tornam particularmente vulneráveis a incêndios. O método proposto pelo professor Antônio Maria Claret induz à reflexão acerca de novas formas de prevenção de incêndios em monumentos históricos, que envolvam amplos compromissos, das leis e fiscalização do uso do solo à adesão dos moradores e usuários dos sítios históricos.

  • Vol. 6 - Madeira: uso e conservação

    Autor: Armando Luiz Gonzaga Edição: 2006 Páginas: 246

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    A construção tradicional brasileira tem na madeira o seu material mais nobre, ao contrário do que ocorre na Europa, onde se alcançou o auge da expressividade artística com trabalhos de cantaria. Seja no trabalho de talha e escultura presente nos altares, retábulos, imagens e forração de paredes e tetos, seja no trabalho de marcenaria de portas, soalhos, balaustradas e divisórias treliçadas, seja, finalmente, na carpintaria complexa de armação dos extensos telhados.

  • Vol. 7 - A Documentação como Ferramenta de Preservação da Memória: Cadastro, Fotografia, Fotogrametria e Arqueologia

    Autor: Mário Mendonça de Oliveira Edição: 2008 Páginas: 144

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Apresenta as técnicas tradicionais e avançadas da documentação, além de mostrar sua evolução ao longo do tempo, o que se poderia classificar como a memória do registro da memória. Todas as instituições, órgãos e programas que se ocupam do resgate da memória da humanidade precisam difundir o conhecimento dessas técnicas, cujo domínio se torna ainda mais importante, no Brasil, onde parcela significativa dos monumentos e bens de relevante valor histórico, artístico e arquitetônico ainda não se encontra devidamente documentada.

  • Vol. 8 - Conservação e Intervenção em Argamassas e Revestimentos à Base de Cal

    Autor: Maria Isabel Kanan Edição: 2008 Páginas: 172

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Esta obra tem como objetivo revisar critérios e avanços técnicos que se têm alcançado na área da conservação de argamassas e revestimentos à base de cal visando melhorar as práticas de intervenção no patrimônio edificado. A cal foi um dos materiais mais importantes na construção e preservação das alvenarias tradicionais ao longo de centenas de anos. O Manual é um instrumento inovador e pioneiro que permite aos moradores e usuários de centros históricos conservarem os edifícios que compõem o conjunto urbano protegido. Representa a possibilidade de atuação para além dos conjuntos protegidos e dos espaços públicos, atingindo diretamente as comunidades, melhorando a vida das pessoas que vivem nessas áreas.

  • Vol. 9 - Mobilidade e Acessibilidade Urbana em Centros Históricos

    Autor: Sandra Bernardes Ribeiro Edição: 2014 Páginas: 120

    Publicação: Iphan

    A mobilidade e a acessibilidade refletem as múltiplas soluções que as pessoas adotam para se deslocar no espaço da cidade. Pesquisas demonstram que - entre as formas de deslocamento - os percursos a pé são cada vez mais importantes e, em se tratando de cidades históricas, com grande presença de turistas, esse modo de locomoção tem ainda maior destaque. Nos centros históricos brasileiros, são frequentes os percursos íngremes, passeios estreitos, degraus, alguns trajetos inseguros e automóveis disputando espaço com os pedestres. Destina-se aos gestores do Iphan, das secretarias estaduais e prefeituras municipais, e aos demais interessados no tema da mobilidade, acessibilidade e qualificação dos espaços urbanos. 

Registros encontrados: 9

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin