Publicações

  • Educação Patrimonial: Inventários Participativos

    Autor: Iphan Edição: 2016 Páginas: 136

    Publicação: Iphan

    A presente publicação é de livre acesso, destinada ao público em geral, podendo ser utilizada sem necessidade de licença, autorização ou cessão de direitos. Constitui-se, antes, em uma ferramenta de Educação Patrimonial criada para fomentar a discussão sobre patrimônio cultural e estimular a própria comunidade para que busque identificar e valorizar as suas referências culturais. A iniciativa visa propiciar aos usuários o contato com princípios de uma pesquisa de campo, técnicas básicas de levantamento documental, sistematização e interpretação de dados e difusão de informações.

  • Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo

    Autor: Organização : Ana Carolina Lessa Dantas... [et al] Edição: 2020 Páginas: 73

    Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo é o segundo volume da Coleção Patrimônio para Jovens, que reúne publicações direcionadas ao público infantojuvenil com temas relacionados ao patrimônio cultural e à educação patrimonial no Distrito Federal.

    O livro conta a história de Aline e Margarida, as protagonistas de uma viagem pela história de Ceilândia, por suas referências culturais do passado e do presente e pelas tensões urbanas da cidade mais populosa do DF. Construída pela aplicação da ferramenta dos Inventário Participativos, a obra envolveu 250 pessoas participantes ao longo de um processo que durou aproximadamente dois anos.

    O livro é acompanhado de um mapa ilustrativo de Ceilândia, feito a partir de referências culturais da cidade, que pode ser encontrado ao final do arquivo.

  • Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : caderno de apoio

    Autor: Ana Carolina Lessa Dantas e Vinicius Prado Januzzi Edição: 2020 Páginas: 21

    O Caderno de Apoio é uma publicação virtual que acompanha Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo. Nela, são listados conteúdos de referência dessa obra, com indicações de textos, materiais audiovisuais e links relevantes em educação patrimonial. O objetivo é permitir que professores, técnicos e interessados possam trabalhar mais profundamente temas discutidos no livro, relacionados ao patrimônio cultural, à educação patrimonial e a tensões sociais no espaço urbano.

  • Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos

    Autor: Sônia Rampim Florêncio, Pedro Clerot, Juliana Bezerra e Rodrigo Ramassote Edição: 2012 Páginas: 63

    Publicação: Iphan

    Esta publicação é resultado de um percurso amplo de debates, pesquisas teóricas e avaliações das práticas e ações educativas. Dividida em três partes, descreve a trajetória histórica dessas ações dentro do Iphan, os fundamentos conceituais que amparam as atuais políticas da área e apresenta os três macroprocessos institucionais desenvolvidos pela Coordenação de Educação Patrimonial, do Iphan. Nos últimos anos, multiplicaram-se iniciativas educacionais voltadas à preservação patrimonial, e uma grande variedade de ações e projetos com concepções, métodos, práticas e objetivos pedagógicos distintos foi realizada em todo o País. 

  • Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós (Livro para o Ensino Fundamental - 5ª a 8ª Séries)

    Autor: Denise Pahl Schaan, Agenor Sarraf Pacheco e Jane Felipe Beltrão Edição: 2011 Páginas: 172

    Publicação: Iphan 

    Apresenta de forma didática, a Geografia, Historia e Cultura do Arquipélago do Marajó, no Estado do Pará, além de histórias do folclore local, narrativas dos residentes e modo de vida no local. Destaca a dimensão do trabalho de construção e do alcance de produzir material didático-pedagógico para o ensino transversal de conteúdos de História, Arqueologia e patrimônio cultural no arquipélago, lugar que é o orgulho maior dos paraenses. O trabalho foi elaborado a partir de muitos encontros e realização de oficinas de diálogo e experiências, fotos retiradas dos baús da memória, além de horas a fio de discussão e revisão. 

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fichas do Inventário

    Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 43

    Publicação: Iphan

    As Fichas do Inventário são os modelos para o preenchimento das informações produzidas e para a organização dos materiais resultantes do inventário do patrimonio cultural. Elas são parte integrante do Manual e, por isso, também orientam a realização do trabalho de forma organizada, instrutiva e pedagógica.

  • Educação Patrimonial: Educação, Memórias e Identidades - Caderno Temático 3

    Autor: Átila Bezerra Tolentino (org.) Edição: 2013 Páginas: 57

    Publicação: Iphan/Superintendência no Estado da Paraíba

    Nesta edição dos cadernos temáticos, os autores enfatizam a importância da Educação Patrimonial para se construir um elo entre espaços de memória, manifestações culturais e identidades de povos e pessoas. Por meio da sensibilização, os patrimônios culturais consagrados e os não consagrados pelos poderes públicos podem ser valorizados e preservados, e os sujeitos produtores de suas culturas poderão ter participação ativa e crítica na seleção dos seus patrimônios e nas ações de preservação. 

  • Carta de Nova Olinda - I Seminário de Avaliação e Planejamento das Casas do Patrimônio

    Autor: IPHAN Edição: 2010 Páginas: 12

    Publicação: Iphan 

    Os participantes do seminário - realizado em 2009, na Fundação Casa Grande/Casa do Patrimônio, em Nova Olinda (CE) - elaboraram o documento final do encontro que documento representa a culminância de um conjunto de investimentos feitos pela área de Promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro, do Iphan, desde 2000. O objetivo é estruturar e consolidar um campo de trabalho para as ações educativas voltadas para o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

  • Educação Patrimonial: Reflexões e Práticas - Caderno Temático 2

    Autor: Átila Bezerra Tolentino Edição: 2012 Páginas: 104

    Publicação: Iphan/Casa do Patrimônio de João Pessoa

    O segundo Caderno Temático tem como objetivo apresentar aos professores e interessados na área textos de referências sobre Educação Patrimonial, bem como diferentes experiências de atuação de Educação Patrimonial desenvolvidas no Estado da Paraíba, seja na escola ou fora dela.

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Manual de Aplicação

    Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 85

    Publicação: Iphan

    As orientações para elaboração do inventário do patrimônio cultural, uma forma de pesquisar, coletar e organizar informações sobre algo que se quer conhecer melhor estão reunidas em mais uma publicação sobre Educação Patrimonial. Nesta atividade, é necessário um olhar ao redor dos espaços da vida, inclusive os que podem estar junto à escola, buscando identificar as referências culturais que formam o patrimônio cultural do local.

Registros encontrados: 53

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin