Publicações

  • Guia Básico de Educação Patrimonial

    Guia Básico de Educação Patrimonial

    Autor: Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg e Adriane Queiroz Monteiro Edição: 1999 Páginas: 68

    Publicação: Iphan

    Publicação pioneira na área, o guia básico de Educação Patrimonial explicita a metodologia educativa proposta pelas autoras baseada em quatro etapas progressivas de apreensão concreta dos objetos e dos fenômenos culturais. Dirigido aos professores, estudantes, técnicos de museus e do patrimônio na exploração e utilização dos bens culturais e do meio ambiente histórico onde estão inseridos, demonstra como identificar, explorar e valorizar o Patrimônio Cultural Brasileiro, que pode estar no quintal da própria casa ou em uma oficina artesanal, no meio rural.

  • Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial

    Autor: Evelina Grunberg Edição: 2007 Páginas: 24

    Publicação: Iphan

    Este manual apresenta atividades que podem ser desenvolvidas com crianças, jovens e adultos que frequentem ou não o ensino formal, para provocar neles uma atitude favorável em relação aos bens culturais que fazem parte do Patrimônio Cultural Brasileiro. Busca desenvolver a percepção e o espírito crítico, com uma metodologia especifica de trabalho, propiciando experiências e contato direto com as manifestações culturais, sejam bens materiais ou bens imateriais.

  • Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Artigos e Resultados

    Autor: Euder Arrais Barreto, Joel Ribeiro Zaratim, Lídia dos Reis Freire, Márcia Bezerra, Maria Joana Cruvinel Caixeta, Vera Lúcia Abrantes D’Osvualdo Edição: 2010 Páginas: 132

    Publicação: Museu de Antropologia/UFG/Iphan

    O patrimônio cultural parece, pelo que se constata, empiricamente, um bem coletivo pouco sujeito à apropriação pela coletividade, caso não haja um trabalho de base, fundado no saber. É preciso atuar em Educação Patrimonial para evidenciar o significado de nossos bens culturais.

  • Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero

    Autor: Selma de Oliveira Bastos Pires Edição: 2010 Páginas: 132

    Publicação: IPHAN 

    Em 2009, os resultados do Projeto Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero foram sistematizados e deram origem a este livro. O projeto foi desenvolvido em três etapas, com a participação de 150 professores de escolas do Ensino Fundamental do Estado de Goiás.

  • Catálogo de Resultados do Fórum Juvenil de Patrimônio Mundial

    Autor: IPHAN Edição: 2010 Páginas: 68

    Publicação: IPHAN 

    O Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial oferece aos jovens e educadores uma oportunidade para trocar experiências e ideias em como se tornar envolvidos na conservação e preservação do patrimônio. O Fórum serve como um catalizador e desperta inspiração para desenvolver a educação ao Patrimônio Histórico e atividades participativas, e auxilia no estabelecimento de uma rede para mais cooperação a níveis regional e internacional.

  • Carta de Nova Olinda - I Seminário de Avaliação e Planejamento das Casas do Patrimônio

    Autor: IPHAN Edição: 2010 Páginas: 12

    Publicação: IPHAN 

    Os participantes do seminário - realizado em 2009, na Fundação Casa Grande/Casa do Patrimônio, em Nova Olinda (CE) - elaboraram o documento final do encontro que documento representa a culminância de um conjunto de investimentos feitos pela área de Promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro, do IPHAN, desde 2000. O objetivo é estruturar e consolidar um campo de trabalho para as ações educativas voltadas para o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fascículo 1

    Autor: IPHAN Edição: 2011 Páginas: 18

    Publicação: IPHAN/MEC

    Neste primeiro fascículo, está a proposta de Educação Patrimonial no âmbito do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, além de esclarecimentos sobre os materiais e equipamentos audiovisuais que cada escola vai adquirir ao escolher esta nova atividade. A Educação Patrimonial no Mais Educação propõe uma forma dinâmica e criativa da escola se relacionar com o patrimônio cultural de sua região e, a partir dessa ação, ampliar o entendimento dos vários aspectos que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro.

  • Educação Patrimonial: Orientações ao Professor - Caderno Temático 1

    Autor: IPHAN Edição: 2011 Páginas: 65

    Publicação: IPHAN/Casa do Patrimônio de João Pessoa-PB

    O primeiro Caderno Temático parte da concepção de Educação Patrimonial como processo sistemático, continuado e transversal a diferentes áreas do conhecimento. E trabalha conceitos como de patrimônio, memória, cidadania, museu, educação, entre outros.

  • Educação Patrimonial: Reflexões e Práticas - Caderno Temático 2

    Autor: Átila Bezerra Tolentino Edição: 2012 Páginas: 104

    Publicação: IPHAN/Casa do Patrimônio de João Pessoa

    O segundo Caderno Temático tem como objetivo apresentar aos professores e interessados na área textos de referências sobre Educação Patrimonial, bem como diferentes experiências de atuação de Educação Patrimonial desenvolvidas no Estado da Paraíba, seja na escola ou fora dela.

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Manual de Aplicação

    Autor: IPHAN Edição: 2013 Páginas: 85

    Publicação: Iphan

    As orientações para elaboração do inventário do patrimônio cultural, uma forma de pesquisar, coletar e organizar informações sobre algo que se quer conhecer melhor estão reunidas em mais uma publicação sobre Educação Patrimonial. Nesta atividade, é necessário um olhar ao redor dos espaços da vida, inclusive os que podem estar junto à escola, buscando identificar as referências culturais que formam o patrimônio cultural do local.

Registros encontrados: 25

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin