Publicações

  • Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos

    Autor: Sônia Rampim Florêncio, Pedro Clerot, Juliana Bezerra e Rodrigo Ramassote Edição: 2012 Páginas: 63

    Publicação: Iphan

    Esta publicação é resultado de um percurso amplo de debates, pesquisas teóricas e avaliações das práticas e ações educativas. Dividida em três partes, descreve a trajetória histórica dessas ações dentro do Iphan, os fundamentos conceituais que amparam as atuais políticas da área e apresenta os três macroprocessos institucionais desenvolvidos pela Coordenação de Educação Patrimonial, do Iphan. Nos últimos anos, multiplicaram-se iniciativas educacionais voltadas à preservação patrimonial, e uma grande variedade de ações e projetos com concepções, métodos, práticas e objetivos pedagógicos distintos foi realizada em todo o País. 

  • Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós (Livro para o Ensino Fundamental - 5ª a 8ª Séries)

    Autor: Denise Pahl Schaan, Agenor Sarraf Pacheco e Jane Felipe Beltrão Edição: 2011 Páginas: 172

    Publicação: Iphan 

    Apresenta de forma didática, a Geografia, Historia e Cultura do Arquipélago do Marajó, no Estado do Pará, além de histórias do folclore local, narrativas dos residentes e modo de vida no local. Destaca a dimensão do trabalho de construção e do alcance de produzir material didático-pedagógico para o ensino transversal de conteúdos de História, Arqueologia e patrimônio cultural no arquipélago, lugar que é o orgulho maior dos paraenses. O trabalho foi elaborado a partir de muitos encontros e realização de oficinas de diálogo e experiências, fotos retiradas dos baús da memória, além de horas a fio de discussão e revisão. 

  • Educação Patrimonial: Inventários Participativos

    Autor: Iphan Edição: 2016 Páginas: 136

    Publicação: Iphan

    A presente publicação é de livre acesso, destinada ao público em geral, podendo ser utilizada sem necessidade de licença, autorização ou cessão de direitos. Constitui-se, antes, em uma ferramenta de Educação Patrimonial criada para fomentar a discussão sobre patrimônio cultural e estimular a própria comunidade para que busque identificar e valorizar as suas referências culturais. A iniciativa visa propiciar aos usuários o contato com princípios de uma pesquisa de campo, técnicas básicas de levantamento documental, sistematização e interpretação de dados e difusão de informações.

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Manual de Aplicação

    Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 85

    Publicação: Iphan

    As orientações para elaboração do inventário do patrimônio cultural, uma forma de pesquisar, coletar e organizar informações sobre algo que se quer conhecer melhor estão reunidas em mais uma publicação sobre Educação Patrimonial. Nesta atividade, é necessário um olhar ao redor dos espaços da vida, inclusive os que podem estar junto à escola, buscando identificar as referências culturais que formam o patrimônio cultural do local.

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fascículo 1

    Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 18

    Publicação: Iphan/Ministério da Educação (Mec)

    Neste primeiro fascículo, está a proposta de Educação Patrimonial no âmbito do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, além de esclarecimentos sobre os materiais e equipamentos audiovisuais que cada escola vai adquirir ao escolher esta nova atividade. A Educação Patrimonial no Mais Educação propõe uma forma dinâmica e criativa da escola se relacionar com o patrimônio cultural de sua região e, a partir dessa ação, ampliar o entendimento dos vários aspectos que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro.

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fichas do Inventário

    Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 43

    Publicação: Iphan

    As Fichas do Inventário são os modelos para o preenchimento das informações produzidas e para a organização dos materiais resultantes do inventário do patrimonio cultural. Elas são parte integrante do Manual e, por isso, também orientam a realização do trabalho de forma organizada, instrutiva e pedagógica.

  • Carta de Nova Olinda - I Seminário de Avaliação e Planejamento das Casas do Patrimônio

    Autor: IPHAN Edição: 2010 Páginas: 12

    Publicação: Iphan 

    Os participantes do seminário - realizado em 2009, na Fundação Casa Grande/Casa do Patrimônio, em Nova Olinda (CE) - elaboraram o documento final do encontro que documento representa a culminância de um conjunto de investimentos feitos pela área de Promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro, do Iphan, desde 2000. O objetivo é estruturar e consolidar um campo de trabalho para as ações educativas voltadas para o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

  • Educação Patrimonial: Diálogos Entre Escola, Museu e Cidade - Caderno Temático 4

    Autor: Átila Bezerra Tolentino (org.) Edição: 2015 Páginas: 61

    Publicação: Iphan/Superintendência no Estado da Paraíba

    O número 4 desta série de cadernos patrimoniais retrata experiências de Educação Patrimonial por todo o Brasil que tomam os espaços educativos das escolas e dos museus como polos a partir dos quais se desenvolvem experiências sensoriais e interpretativas que extrapolam seus limites físicos e sua atuação institucional. A ampliação do limite entre o dentro e o fora, relatada em diversas experiências, incorpora novos elementos às práticas educativas comumente realizadas e revela como as referências culturais são palpáveis e acessíveis a qualquer cidadão ou cidadã, pois permeiam o cotidiano, a vizinhança e a cidade de todos.

     

  • Educação Patrimonial: Educação, Memórias e Identidades - Caderno Temático 3

    Autor: Átila Bezerra Tolentino (org.) Edição: 2013 Páginas: 57

    Publicação: Iphan/Superintendência no Estado da Paraíba

    Nesta edição dos cadernos temáticos, os autores enfatizam a importância da Educação Patrimonial para se construir um elo entre espaços de memória, manifestações culturais e identidades de povos e pessoas. Por meio da sensibilização, os patrimônios culturais consagrados e os não consagrados pelos poderes públicos podem ser valorizados e preservados, e os sujeitos produtores de suas culturas poderão ter participação ativa e crítica na seleção dos seus patrimônios e nas ações de preservação. 

  • Educação Patrimonial: Reflexões e Práticas - Caderno Temático 2

    Autor: Átila Bezerra Tolentino Edição: 2012 Páginas: 104

    Publicação: Iphan/Casa do Patrimônio de João Pessoa

    O segundo Caderno Temático tem como objetivo apresentar aos professores e interessados na área textos de referências sobre Educação Patrimonial, bem como diferentes experiências de atuação de Educação Patrimonial desenvolvidas no Estado da Paraíba, seja na escola ou fora dela.

Registros encontrados: 29

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin