Publicações

  • Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Artigos e Resultados

    Autor: Euder Arrais Barreto, Joel Ribeiro Zaratim, Lídia dos Reis Freire, Márcia Bezerra, Maria Joana Cruvinel Caixeta, Vera Lúcia Abrantes D’Osvualdo Edição: 2010 Páginas: 132

    Publicação: Museu de Antropologia/UFG/Iphan

    O patrimônio cultural parece, pelo que se constata, empiricamente, um bem coletivo pouco sujeito à apropriação pela coletividade, caso não haja um trabalho de base, fundado no saber. É preciso atuar em Educação Patrimonial para evidenciar o significado de nossos bens culturais.

  • Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero

    Autor: Selma de Oliveira Bastos Pires Edição: 2010 Páginas: 132

    Publicação: Iphan 

    Em 2009, os resultados do Projeto Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero foram sistematizados e deram origem a este livro. O projeto foi desenvolvido em três etapas, com a participação de 150 professores de escolas do Ensino Fundamental do Estado de Goiás.

  • Catálogo de Resultados do Fórum Juvenil de Patrimônio Mundial

    Autor: Iphan Edição: 2010 Páginas: 68

    Publicação: Iphan 

    O Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial oferece aos jovens e educadores uma oportunidade para trocar experiências e ideias em como se tornar envolvidos na conservação e preservação do patrimônio. O Fórum serve como um catalizador e desperta inspiração para desenvolver a educação ao Patrimônio Histórico e atividades participativas, e auxilia no estabelecimento de uma rede para mais cooperação a níveis regional e internacional.

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro do professor - Volume 1

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 72

    Publicação: Iphan/Superintendência no Estado do Maranhão

    Esta coleção é resultado do projeto “Educação patrimonial nas salas de aula de Alcântara”, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem executando desde agosto de 2007: o objetivo central do projeto era a produção deste material didático, destinado às séries do Ensino Fundamental II.

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro do professor - Volume 2

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 64

    Publicação: Iphan/Superintendência do Estado do Maranhão

    Esta coleção é resultado do projeto Educação Patrimonial nas salas de aula de Alcântara, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem executando desde agosto de 2007: o objetivo central do projeto era a produção deste material didático, destinado às séries do Ensino Fundamental II.

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro 1

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 120

    Publicação: Iphan/Superintendência dio Estado do Maranhão

    A coleção de livros Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação é o resultado do Projeto de Educação Patrimonial que vem sendo desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria de Educação de Alcântara e a Universidade Federal do Maranhão,  desde o ano de 2007.

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro 2

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 120

    Publicação: Iphan/Superintendência do Estado do Maranhão

    A coleção de livros “Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação” é resultado do Projeto de Educação Patrimonial que vem sendo desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria de Educação de Alcântara e a Universidade Federal do Maranhão desde o ano de 2007.

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro 3

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 120

    Publicação: Iphan/Superintendência do Estado do Maranhão

    A coleção de livros Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação é resultado do Projeto de Educação Patrimonial que vem sendo desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria de Educação de Alcântara e a Universidade Federal do Maranhão, desde o ano de 2007.

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro 4

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 114

    Publicação: Iphan/Superintendência do Estado do Maranhão

    A coleção de livros Patrimônio contado: Alcântara, Cultura e Educação traz a narrativa das aventuras de Ana, Artur e José, três amigos, pré-adolescentes que vivem em Tapuitapera, um pequeno povoado, criado por nós, localizado no interior do município de Alcântara.

  • Cadernos do Patrimônio Cultural - Educação Patrimonial - Volume 1

    Autor: Adson Rodrigo S. Pinheiro (org.) Edição: 2015 Páginas: 210

    Publicação: Iphan

    Com a publicação de obras sobre Educação Patrimonial, o Iphan espera que o desdobramento do entendimento de sua importância não esteja apenas circunscrito às políticas da gestão pública de cultura, mas que atenda à reflexão e à aproximação da sociedade e do homem de suas identidades e memórias para a construção constante de sua cidadania. Neste livro, vários autores apresentam estudos que podem subsidiar atividades de professores e alunos, e demais interessados, dentro e fora das salas de aula, suscitando discussões e novas reflexões. 

     

Registros encontrados: 62

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin