Publicações

  • Patrimônio e Leitura: Catálogo Comentado de Literatura Infantojuvenil - 1

    Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2007 Páginas: 48

    Publicação: Iphan

    Reúne obras clássicas da literatura infantil e juvenil e outros títulos premiados, cujas resenhas procuram demonstrar a presença de temas como a diversidade cultural brasileira – as culturas indígena, afrodescendente e europeia; a memória como construção individual e coletiva; a cidade histórica e seu patrimônio arquitetônico, artístico e natural; a oralidade como transmissão do saber.

  • Patrimônio e Leitura: Catálogo Comentado de Literatura Infantojuvenil - 2

    Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2009 Páginas: 48

    Publicação: Iphan

    Apresenta obras que vão desde narrativas memorialistas, histórico-ficcionais e de aventura a poesia. As resenhas procuram demonstrar a presença de temas como a cultura popular – o folclore, as festas, a culinária; a memória como construção individual e coletiva; o saber das populações tradicionais; as narrativas históricas; a iconografia como registro documental.

  • Patrimônio e Leitura: Catálogo Comentado de Literatura Infantojuvenil - 3

    Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2012 Páginas: 48

    Publicação: Iphan

    Mescla narrativas variadas, com propostas poéticas ou de cunho mais informativo, com ênfase na linguagem da imagem ou texto, sempre com o objetivo de enriquecer os recursos para a aproximação das obras com os temas do patrimônio cultural. Neste número, as narrativas possibilitam o contato com manifestações culturais formadoras da nossa sociedade, como o samba, a capoeira, o futebol, os folguedos; os brincantes; a criação de lendas; a língua como um modo de conceber o mundo, suas variedades regionais, sua transformação ao longo do tempo; nossos artistas.

  • Patrimônio e Leitura: Catálogo Temático de Literatura Infantojuvenil - 4

    Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2014 Páginas: 110

    Publicação: Iphan

    Esta edição incorpora e amplia o levantamento de títulos selecionados pelos Catálogos Comentados de Literatura Infantojuvenil 1, 2 e 3, consolidando a proposta de criar instrumentos de referência de cunho educativo sobre o patrimônio cultural que se apoiam na produção literária dirigida a jovens e crianças. Organizado em quatro capítulos, apresenta textos que relacionam livros de literatura a temas como memória, identidade, história, modos de fazer e criar, saberes tradicionais, patrimônio edificado, patrimônio móvel e integrado, paisagens culturais, entre outros.  

  • Construindo Aracati - Ensino Fundamental I

    Autor: Germana Coelho Vitoriano, Monalisa Freitas Viana e Rosa Lilian Sérvio de Carvalho Chaves Edição: 2011 - Edições Demócrito Rocha Páginas: 161

    Neste livro, estudaremos com você e seu professor vários aspectos históricos e geográfi cos de Aracati. Você vai encontrar conteúdos interessantes acompanhados de ilustrações, fotos, poemas, reportagens, mapas e curiosos “Fique por dentro”. Esperamos que você se dedique em descobrir e construir novos conhecimentos sobre a cidade onde mora. Lendo este livro, poderá perceber muita coisa diferente ao ultrapassar as paredes de sala de aula e sair às ruas. Você irá reconhecer o quanto é valioso o patrimônio histórico, artístico e cultural de Aracati, a sua bela natureza, as histórias dos antepassados e o cotidiano das pessoas que vivem no município. Compartilhe o que você aprender aqui, assim como as suas dúvidas, com seu professor, seus colegas,  amigos, familiares, vizinhos e todos que convivem com você.

  • Um passeio por Aracati

    Autor: Germana Coelho Vitoriano, Monalisa Freitas Viana e Rosa Lilian Sérvio de Carvalho Chaves Edição: 2011 - Edições Demócrito Rocha Páginas: 12

    Olá, você sabia que pode aprender História saindo da sala de aula e passeando pela cidade onde mora? Este encarte que acompanha seu livro didático é um convite para que você, seus amigos e familiares saiam pelas ruas observando a cidade e conversando com pessoas que conhecem muitas histórias de Aracati.

  • Construindo Icó - Ensino Fundamental I

    Autor: Germana Coelho Vitoriano, Monalisa Freitas Viana e Rosa Lilian Sérvio de Carvalho Chaves Edição: 2011 - Edições Demócrito Rocha Páginas: 163

    Gostaríamos de convidar a todos para realizar uma viagem pela história e geografia do seu município. Temos certeza de que ao chegar ao final de cada unidade, poderá ver sua cidade de maneira bem diferente, pois saberá muito mais sobre ela e porque, após realizar tantas leituras, nevitavelmente será outra pessoa.

  • Um passeio por Icó

    Autor: Germana Coelho Vitoriano, Monalisa Freitas Viana e Rosa Lilian Sérvio de Carvalho Chaves Edição: 2011 - Edições Demócrito Rocha Páginas: 12

    Olá, você sabia que pode aprender História saindo da sala de aula e passeando pela cidade onde mora? Este encarte que acompanha seu livro didático é um convite para que você, seus amigos e familiares saiam pelas ruas visitando a cidade e ouvindo histórias sobre Icó.

  • Construindo Quixadá - Ensino Fundamental I

    Autor: Germana Coelho Vitoriano, Monalisa Freitas Viana e Rosa Lilian Sérvio de Carvalho Chaves Edição: 2011 - Edições Demócrito Rocha Páginas: 159

    Por meio deste livro, você conhecerá um pouco da História e da Geografia de Quixadá. Desenvolvendo sua consciência histórica e geográfica do município, você estará mais qualificado para o exercício da cidadania, entendida como a efetivação de seus direitos e deveres.

  • Um passeio por Quixadá

    Autor: Germana Coelho Vitoriano, Monalisa Freitas Viana e Rosa Lilian Sérvio de Carvalho Chaves Edição: 2011 - Edições Demócrito Rocha Páginas: 12

    Olá, você sabia que pode aprender História saindo da sala de aula e passeando pela cidade onde mora? Este encarte que acompanha seu livro didático é um convite para que você, seus amigos e familiares saiam pelas ruas, bairros e distritos observando a paisagem natural, os prédios e monumentos e conversando com pessoas que contam muitas histórias de Quixadá.

Registros encontrados: 62

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin