Avança pedido de Registro das Matrizes do forró como Patrimônio Cultural do Brasil

Seminário Forró e Patrimônio Cultural

Rio de Janeiro poderá ter mais um bem reconhecido como Patrimônio Cultural

“Ei Rio de Janeiro, do meu São Sebastião. Pare o samba 3 minutos pr'eu cantar o meu baião”. E assim entoou Gonzagão e, algumas décadas após o Forró tradicional do sertão nordestino ter fincado suas raízes na cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro estará contemplado na pesquisa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que investigará a complexidade das Matrizes Tradicionais do Forró. Essa é uma das etapas do processo de registro que culmina com a avaliação sobre o bem ser considerado Patrimônio Cultural do Brasil.

Seminário Forró e Patrimônio CulturalO início dessa fase terá como marco o Seminário Forró e Patrimônio Cultural a ser realizado entre os dias 08 a 10 de maio, em Recife (PE). O evento gratuito e aberto ao público reunirá forrozeiros, artistas, músicos, artesãos, e dançarinos, além de gestores públicos e culturais, produtores e pesquisadores de todo o Nordeste e de Estados com forte presença nordestina, que há décadas acolhem e ajudam a fortalecer as Matrizes Tradicionais do Forró, como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Espírito Santo. E para que o dossiê resultante da pesquisa contemple a história, os atuais desafios e as perspectivas de continuidade das práticas sociais que formam as Matrizes Tradicionais do Forró, o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan) buscará a participação ativa das comunidades e atores sociais que mantém viva a tradição no país. As inscrições já estão abertas. 

O espaço promoverá trocas de experiências sobre o que consideram importante para o reconhecimento e a continuidade dessa forma de expressão tão representativa da cultura brasileira. “Esse Seminário é de extrema importância para o forró como forma de expressão por falar de maneira tão profunda da cultura nordestina e que vem se renovando no tempo, mantendo-se como força viva da disseminação pelo Brasil e pelo mundo”, destaca o diretor do DPI, Hermano Queiroz. Na pauta estão debates importantes para a compreensão do forró como um Patrimônio Cultural a exemplo da valorização e sustentabilidade da manifestação; das ações de preservação; de políticas públicas, dentre outros. A programação buscará também compreender as formas de transmissão dos saberes relacionados, por meio de oficinas e aulas dos mestres sobre os diferentes instrumentos musicais, os ritmos e as danças que constituem as Matrizes do Forró. Haverá também espaços para apresentações e interações musicais entre músicos e dançarinos por meio de palcos abertos e um show de encerramento no Cais do Sertão que reunirá os participantes do Seminário na noite da sexta-feira, dia 10 de maio e será aberto ao público. Confira a programação. A pesquisa se estenderá até meados de 2020 e resultará no dossiê de Registro a ser analisado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural que deliberará se o bem receberá o reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil. A indicação é que o Registro tenha abrangência nacional.

O processo de Registro das Matrizes Tradicionais do Forró Seminário Forró e Patrimônio Cultural
Em setembro de 2011, a Associação Cultural Balaio do Nordeste encaminhou ao Iphan o pedido de registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. Desde então o Instituto buscou, em parceria com a Associação, o Fórum Nacional Forró de Raiz e outras instituições parceiras, incentivar encontros, fóruns e audiências públicas para discutir o processo de reconhecimento, abordando os potenciais, significados e limites da política de Patrimônio Cultural. As diretrizes apontadas no Encontro Nacional para Salvaguarda das Matrizes do Forró, ocorrido em João Pessoa (PB) em setembro de 2015 são o fundamento para a pesquisa a ser realizada pela Associação Respeita Januário em cooperação com o Iphan.

Formas de expressão como Patrimônio imaterial
Para que um bem seja registrado pelo Iphan é necessário possuir relevância para a memória nacional, continuidade histórica e fazer parte das referências culturais de grupos formadores da sociedade brasileira. Dentre os patrimônios imateriais inscritos no Livro do Registro das Formas de Expressão estão as Matrizes do Samba do Rio de Janeiro, o Tambor de Crioula do Maranhão, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano e o Frevo.

Bens Registrados no Rio de Janeiro

Jongo no Sudeste: Livro de Registro das Formas de Expressão, 15/12/2005.
Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo: Livro de Registro das Formas de Expressão, 20/11/2007.
Roda de Capoeira: Livro de Registro das Formas de Expressão, 21/10/2008. 
Ofício dos Mestres de Capoeira: Livro de Registro dos Saberes, 21/10/2008.
Festa do Divino Espírito Santo de Paraty: Livro de Registro das Celebrações, 03/04/2013.
Literatura de Cordel: Livro de Registro das Formas de Expressão: 19/09/2018.

Serviço:
Data:
08 a 10 de maio de 2018
Horário: De 9h às 18h
Local: Museu Cais do Sertão, Paço do Frevo, e Sala de Reboco, Recife (PE)

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
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Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
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