Fórum Matrizes do Forró discute pedido de Registro do bem cultural

Evento acontece no Rio de Janeiro (RJ), entre 06 e 07 de dezembro

Seminário Forró e Patrimônio CulturalPesquisadores, produtores, gestores públicos, forrozeiros e outros artistas estão convidados a participar do Fórum Matrizes do Forró do Estado do Rio de Janeiro. O evento acontece nos dias 06 e 07 de dezembro, no auditório Nelson Carneiro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), e será uma oportunidade para discutir políticas públicas para o bem cultural.

A realização é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Coletivo Forrozeiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SESEC) e a ALERJ. Na abertura das atividades, uma audiência pública será um espaço para apresentações, sugestões e esclarecimentos sobre ações de salvaguarda.

O Fórum terá outros momentos de escuta, como a Oficina Diálogos Instrumentais do Forró de Raiz, com conversas com instrumentistas de sanfona oito baixos, acordeom, zabumba, pandeiro e rabeca. Mesas temáticas e palestras compõem o restante da programação. As inscrições são feitas pela Internet.

Processo de Registro
Em setembro de 2011, a Associação Cultural Balaio do Nordeste encaminhou ao Iphan o pedido de Registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. Desde então o Iphan buscou incentivar que os coletivos de forrozeiros em todo o país, em conjunto com a Associação, o Fórum Nacional Forró de Raiz e outras instituições parceiras, realizassem encontros, fóruns e audiências públicas para discutir o processo de reconhecimento, abordando os potenciais, significados e limites da política de Patrimônio Cultural.

Paralelamente às articulações e fóruns de mobilização realizados pelos forrozeiros, o Iphan, em cooperação com a Associação Respeita Januário, vem realizando a pesquisa para instrução do processo de Registro das Matrizes Tradicionais do Forró, a partir das diretrizes apontadas pelos detentores no Encontro Nacional para Salvaguarda das Matrizes do Forró, ocorrido em João Pessoa (PB) em setembro de 2015.

Serviço:
Fórum Matrizes do Forró do Rio de Janeiro
Data: 6 e 7 de dezembro
Local: Auditório Nelson Carneiro, da ALERJ, Rua Dom Manuel, s/nº, 6º andar.
Inscrições pela Internet

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin