Iphan-RR oferece curso de capacitação para professores de capoeira

CapoeiraNa próxima sexta-feira, dia 31 de março, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Roraima, em parceria com o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no estado, promovem o curso de Capacitação para Professores de Capoeira no campo do Patrimônio Cultural.
A ideia é aprimorar e fortalecer os trabalhados desenvolvidos pelos instrutores da capoeira em Roraima, aperfeiçoando as práticas desse bem cultural como ofício, proporcionando aos seus detentores conhecimentos no âmbito do Patrimônio Cultural. Confira a programação.

Ofício dos Mestres de Capoeira

O Ofício dos Mestres de Capoeira, inscrito no Livro de Registro dos Saberes, em 2008, é exercido por aqueles detentores dos conhecimentos tradicionais dessa manifestação e responsáveis pela transmissão de suas práticas, rituais e herança cultural. O saber da capoeira é transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes. A capoeira é largamente difundida no Brasil e no mundo, a capoeira depende da manutenção da cadeia de transmissão desses mestres para sua continuidade como manifestação cultural.
Roda de Capoeira
A Roda de Capoeira - inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2008 - é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espaço e tempo, onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. Profundamente ritualizada, a roda de capoeira congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. Na roda de capoeira se batizam os iniciantes, se formam e se consagram os grandes mestres, se transmitem e se reiteram práticas e valores afro-brasileiros. A Roda de Capoeira foi reconhecida internacionalmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2014.

Serviço
Capacitação para Professores de Capoeira no campo do Patrimônio Cultural 
Data: 31 de março de 2017. Das 14:30 às 18h.
Local: Rua Coronel Pinto, 465  Centro - Boa Vista (RR). 
As inscrições serão realizadas no local. Haverá emissão de certificado.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin