Oficina Inventários Participativos e Educação Patrimonial acontece em Boa Vista (RR)

Compartilhar conceitos no campo da educação patrimonial e trabalhar noções preliminares sobre o Inventário participativo. Esses são os objetivos da oficina Inventários Participativos e Educação Patrimonial, que acontece nos dias 07 e 08 de agosto de 2019. A inciativa é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e será realizada na Superintendência em Roraima. Realizado em parceria com o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), o evento tem como tema o eixo Conhecendo nossos patrimônios: como trabalhar com os inventários participativos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail tecnica.rr@iphan.gov.br. É preciso informar o nome, algumas informações sobre sua área de estudos e a motivação para participar da oficina. As inscrições homologadas serão publicadas no site do Iphan e os aprovados serão notificados por e-mail.

Serviço
Oficina Inventários Participativos e Educação Patrimonial

Data: 07 e 08 de agosto de 2019, das 8h às 12h
Local: Superintendência do Iphan em Roraima (Rua Coronel Pinto, 465 – Boa Vista/RR)
Entrada: franca. Inscrições pelo e-mail tecnica.rr@iphan.gov.br até o dia 31 de julho de 2019.

Bibliografia indicada:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Educação Patrimonial: Inventários Participativos: manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; texto, Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf

MIGNOLO, Walter. Desobediência Epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF - Dossiê: Literatura, língua e identidade, nº 34, p. 287-324, 2008. Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/joomla/images/stories/edicoes/34/traducao.pdf

SIVIERO, Fernando Pacuotte. Educação e Patrimônio cultural: uma encruzilhada nas políticas públicas de preservação. Revista CPC, São Paulo, n. 19, p. 80-108, jun. 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/90786

TELLO, Cesar. Notas históricas y epistemológicas sobre el campo de la política educativa en latinoamérica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100318

TOLENTINO, Átila Bezerra. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre conceito e sua prática. Educação Patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. Caderno Temático de Educação Patrimonial, 2016, p. 38-48. Disponível em: https://www.academia.edu/30399303/O_que_n%C3%A3o_%C3%A9_educa%C3%A7%C3%A3o_patrimonial_cinco_fal%C3%A1cias_sobre_seu_conceito_e_sua_pr%C3%A1tica

TOLENTINO, Átila Bezerra. Educação Patrimônial Decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federa. Sillogés - v. 1, n. 1, jan./jul. 2018. Disponível em: http://historiasocialecomparada.org/revistas/index.php/silloges/article/view/12

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