Iphan e Embrapa promovem 1ª oficina sobre Patrimônio Imaterial e agrobiodiversidade

Dessoragem, espremedura e prensagem manual.De 06 a 08 de junho, Pelotas, no Rio Grande do Sul, receberá a 1ª Oficina de Concertação Embrapa/Iphan: Patrimônio Cultural Imaterial, Sistemas Agrícolas Tradicionais e Sociobiodiversidade: Identificação e fortalecimento de experiências locais. O evento faz parte das atividades previstas no Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2016. 

A parceria visa, entre outros objetivos, a capacitação de técnicos de ambas as instituições sobre os conceitos e instrumentos de atuação relacionados às políticas públicas de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial e de apoio e fomento a cadeias produtivas locais e a sistemas agrícolas tradicionais que envolvem detentores de bens Registrados.

Com abordagem ao tema da salvaguarda de bens culturais registrados associados à conservação e promoção da biodiversidade, a oficina de capacitação discutirá as demandas associadas aos bens imateriais, que muitas vezes estão relacionadas ao manejo da biodiversidade e referem-se à organização de cadeias produtivas locais; à valoração de ofícios tradicionais, que enfrentam questões de marginalização ou proibição legal; à valoração de produtos no mercado e/ou à valoração de produtos típicos de um determinado estado ou município.

Neste primeiro encontro, as atividades serão concentradas nas ações já desenvolvidas junto aos seguintes grupos sociais:  produtores de doces coloniais da Região Doceira de Pelotas no Rio Grande do Sul, quilombolas do Vale do Ribeira em São Paulo, produtores de queijos mineiros tradicionais e integrantes da cadeia produtiva da cajuína. Os queijos de Minas das Regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre, assim como a Cajuína do Piauí, são produtos locais associados a bens considerados Patrimônios Culturais do Brasil.

Serviço

1ª Oficina de Concertação Embrapa/Iphan: Patrimônio Cultural Imaterial, Sistemas Agrícolas Tradicionais e Sociobiodiversidade: Identificação e fortalecimento de experiências locais
Data:
06 a 08 de junho de 2017;
Horário: De 8h30 às 18h, no dia 06/06;
De 9h às 18 h no 07/06;
De 9h às 14h, no dia 08/06;
Local: Embrapa Clima Temperado - Estação Cascata - Pelotas/RS

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin