Ilha do Campeche (SC) recebe estudantes de escolas públicas

Em maio, a Superintendência do Iphan em Santa Catarina iniciará a versão 2017 do Projeto Escolas na Ilha do Campeche. O Projeto é voltado para a rede pública de ensino e integra, desde 2012, o conjunto de ações educativas e de sensibilização voltadas para a preservação da Ilha do Campeche.

O projeto é composto por três etapas: Palestra sobre a Ilha do Campeche, realizada pelo Iphan nas escolas; Visita à Ilha; e Elaboração de trabalhos tendo como tema a Ilha do Campeche, realizada pelos alunos com orientação dos professores. Assim, é possível proporcionar aos alunos e professores uma experiência de ensino-aprendizagem que busca fortalecer as relações afetivas dos alunos com a Ilha, favorecendo o potencial multiplicador que eles podem ter como agentes de preservação desse patrimônio cultural.

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, em junho de 2.000. Ela está localizada na costa leste do município de Florianópolis e abriga representativa parcela do Patrimônio Arqueológico do Estado de Santa Catarina.

A Ilha permanece aberta a visitação pública durante todo o ano, contando com a participação de monitores credenciados pelo IPHAN através de um Curso oferecido anualmente, há quinze anos, para a comunidade. No período de visitação intensa, verão, recebe em torno de 50 mil visitantes aos quais são oferecidas trilhas terrestres e subaquáticas guiadas.

A gestão da Ilha do Campeche é coordenada pelo IPHAN com o apoio do Ministério Público Federal e outras instituições públicas contando, ainda, com a participação de diversos grupos da sociedade civil envolvidos.

Serviço:

Projeto Escolas no Campeche

Escola Básica Municipal Batista Pereira (no bairro de Ribeirão da Ilha)

Palestras: 10/05/2017

Visitas: 17 e 19/05/2017 (caso o tempo ou o mar não estejam favoráveis a visita será transferida)

Escola Básica Municipal Prof. Dilma Lúcia dos Santos (no bairro de Armação)

Palestras: 25/05/2017

Visitas: 31/05 e 01/06/2017 (caso o tempo ou o mar não estejam favoráveis a visita será transferida)

Mais informações sobre o Projeto Escolas no Campeche: iphanilhadocampeche@gmail.com

Mais informações sobre a visitação à Ilha: http://ilhadocampecheiphan.blogspot.com.br/p/visitacao.html

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin