Patrimônio Cultural Afro-brasileiro é tema de minicurso em Florianópolis (SC)

 

Visando a troca de experiências e o fortalecimento da discussão sobre as manifestações culturais afro-brasileiras, a Superintendência do Iphan em Santa Catarina realiza nos dias 20 e 21 de julho, em Florianópolis (SC), o minicurso Refletir e Ecoar - Patrimônio Cultural e Religiões Afro-brasileiras.

Voltado para as comunidades de terreiros, educadores populares, trabalhadores do Iphan, estudantes e demais interessados na temática, o evento anseia fomentar o diálogo e despertar nos participantes o interesse em fazer ecoar questões que dizem respeito às especificidades do universo afro-brasileiro, potencializando o papel de cada indivíduo enquanto multiplicador de ações sobre temáticas que carecem ainda de amplo debate público.

Por meio de suporte audiovisual, palestras, depoimentos e atividades em grupo, os participantes poderão discutir, analisar e entrar em contato com diversas intersecções possíveis entre patrimônio, identidades e afro-religiosidade. Dessa forma, o minicurso foi pensado como instrumento que possa fortalecer pontes, fomentando debates e sendo espaço para que filhos e filhas de santo possam apresentar suas questões, demandas e reflexões entre os demais participantes. Por meio da interlocução e troca dessas vivências compartilhadas em seus meios de convívio, pretende-se ainda configurar uma ação de salvaguarda, que não se limita a trabalhar apenas com o patrimônio cultural inscrito nos livros de Registro e Tombo, mas também indo ao encontro das Referências Culturais.

Além de buscar familiarizar os participantes com os conceitos e termos utilizados pelo Iphan, os temas escolhidos e palestrantes convidados tocam em questões basilares quando se fala em manifestações culturais afro-brasileiras - e especialmente sobre as religiões afro-brasileiras - como história da ocupação negra nesses estados, gênero, infância, educação, acesso à direitos sociais e transmissão de conhecimentos.

As inscrições são gratuitas e realizadas antecipadamente. Serão disponibilizadas 40 vagas e os inscritos serão selecionados de acordo com a motivação da inscrição e sua proposta para realizar o compartilhamento das informações vivenciadas no minicurso. A lista com os selecionados será divulgada, por e-mail, no dia 06 de julho de 2018.

Patrimônio Cultural e Religiões Afro-brasileiras

O minicurso pretende atender as demandas trazidas ao Iphan em Santa Catarina pelos povos de terreiro presentes no Estado e também está inserido entre uma série de ações que vem sendo realizadas pelo Iphan em todo o país, com foco no Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro. Entre elas, estão os mapeamentos de terreiros, as portarias nº 188 e nº 194 de 2016 e as discussões do Grupo de Trabalho Interdepartamental para a Preservação do Patrimônio Cultural de Terreiros (GTIT).

Serviço:

Minicurso “Refletir e Ecoar - Patrimônio Cultural e Religiões Afro-brasileiras”

Período: 20 a 21 de julho de 2018

Mais informações: danielle.sousa@iphan.gov.br

Certificado de participação, com carga horária de 20 horas, mediante 75% de presença e apresentação de trabalho final.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin