Casas Tombadas movimentam cenário cultural e econômico de cidades catarinenses

Patrimônios culturais tombados pelo Iphan ajudam a movimentar o cenário cultural e econômico de cidades catarinenses. Iniciativas de proprietários de imóveis tombados nos municípios de Jaraguá do Sul e Itaiópolis são exemplos dessas iniciativas. Na Casa Rux (Jaraguá do Sul) é realizado aos sábados café colonial, no qual os visitantes podem conhecer a casa e degustar comida regional. Na Casa Andrezejewski (Alto Paraguaçu/Itaiópolis) serão realizadas apresentações natalinas no mês de dezembro de 2018.

Casa Rux | Jaraguá do Sul (SC)

CAsa Rux

Foto: Acervo Iphan (SC)

A edificação foi construída em 1915 por Augusto Rux, bisavô do atual proprietário, Edivino Rux, a atual substituiu a primeira residência, de madeira, que permaneceu durante muitos anos ao lado da nova construção, interligada a esta por uma espécie de passarela de madeira coberta por um singelo telhado de duas águas. O conjunto é composto ainda por mais quatro ranchos de madeira, que dão apoio às atividades rurais (estrebaria, galinheiro, depósito da produção, materiais e ferramentas).

Casa Andrezejewski | Núcleo Alto Paraguaçu | Itaiópolis (SC)

Alto Paraguaçu

Foto: Luis Fernando Andruchechen

O Núcleo do Alto Paraguaçu, pequeno aglomerado urbano da cidade de Itaiópolis, cuja origem remete à implantação da Colônia Lucena, no norte do Estado, guarda na homogeneidade da arquitetura e nas tradições culturais vivas a memória dos imigrantes poloneses pioneiros.

A Casa Andrezejewski, também conhecido como Casarão, foi contruída em duas fases, a primeira em 1927 e a segunda em 1938, para alojar um armazém de secos e molhados. A casa da família Andrezejewski foi um dos primeiros estabelecimentos comerciais de Itaiópolis (SC) e abastecia outros armazéns menores da região. Entre os anos de 1956 e 1976 a casa também abrigou um hospital.

 

Serviço:
Café Colonial na Casa Rux | Jaraguá do Sul (SC)
Sábados, a partir das 15 horas.
Rua Erwin Rux, 663,Bairro Rio da Luz, Jaraguá do Sul/SC
Contato para compra de ingressos e informações:
Evandro Rux: (47) 98480-0325
Angela Schroeder: (47) 999556934

Natal Luz em Alto Paraguaçu | Itaiópolis (SC)
Data: 16 e 22 de dezembro de 2018
Hora: 20h
Local: Casa Andrezejewski (Alto Paraguaçu/Itaiópolis)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin