Casa em técnica enxaimel abrigará centro cultural em Blumenau (SC)

A Casa Haco, construção em técnica enxaimel tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será restaurada e abrigará o Centro Cultural da Vila Itoupava, ligado à Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau (SC). O Centro Cultural, atualmente localizado em outro prédio, realiza atividades tanto para turistas como para as crianças da região, oferecendo, por exemplo, aulas de violão, educação ambiental e artesanato.

O projeto de restauro, aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, foi orçado em R$ 1,7 milhão, e a captação dos recursos está sob responsabilidade da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural dos Funcionários da Haco. A Associação iniciou a mobilização de empresas interessadas em aportar recursos, abatendo 100% do valor investido no Imposto de Renda, e viabilizar o início das obras. O projeto inclui a modernização dos sistemas hidráulico e elétrico, paisagismo e reforma das áreas de circulação.

Casa Haco
A Casa Haco, também conhecida como Casa Conrad, é o único imóvel em técnica enxaimel com três andares na Vila Itoupava, distrito de Blumenau (SC). Foi construída em 1916 e já abrigou hotel, restaurante, casa de comércio e mercado. Atualmente a casa integra o Roteiro Nacional da Imigração.

Casas em estilo enxaimel
A cidade de Blumenau (SC) é famosa por preservar a forte influência cultural germânica. Um desses traços é a permanência da arquitetura tradicional elaborada pela técnica enxaimel, um modo de construir a partir de estruturas de madeira que se encaixam e são completadas com tijolos em seus vãos. O Projeto Levantamento de Casas Enxaimel de Blumenau recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, em 2015, promovido pelo Iphan.

Em Santa Catarina há uma grande quantidade de casas enxaimel históricas e autênticas. Com esse projeto, foi criado um banco de dados e imagens sobre 226 casas enxaimel, existentes nas ruas de Blumenau, e atividades para destacar a importância deste tipo de construção para a história brasileira.

Serviço:
Associação Recreativa, Desportiva e Cultural dos Funcionários da Haco
www.haco.com.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin