Seminário sobre patrimônio cultural será realizado em Siderópolis (SC)

Siderópolis Autor: Eduardo Scussel

O Seminário “Patrimônio Cultural e Referências Culturais de Siderópolis” será realizado no dia 13 de março de 2019, é aberto ao público interessado, a participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas aqui.

A ação foi viabilizada por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Siderópolis; a Secretaria de Educação de Siderópolis; o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Escritório Técnico do Iphan em Laguna; Fundação Catarinense de Cultura; Museu Ferroviário de Tubarão; Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC); Escola Superior de Criciúma (ESUCRI); Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA); Fórum da Mulher Negra Sideropolitana; Movimento Conscientização Negra Cruz e Souza e Museu Ferroviário de Tubarão/SC. E, integra as ações da Rede do Patrimônio Cultural de Santa Catarina, em Siderópolis.

O evento será dividido em dois momentos, no turno da manhã a Prefeitura Municipal de Siderópolis realizará encaminhamentos relacionados com o Conselho Municipal de Cultura e ao Sistema Estadual de Cultura, contando com a participação de representante da Fundação Estadual de Cultura (FCC).

No turno da tarde serão apresentadas as propostas para a integração interdisciplinar da temática Patrimônio Cultural nos processos pedagógicos das escolas interessadas em desenvolver ações de educação patrimonial. Assim como, também serão realizadas palestras sobre o Patrimônio Cultural de Siderópolis.

A programação completa está disponível aqui.

Rede Patrimônio Cultural Santa Catarina

A Rede do Patrimônio Cultural - Santa Catarina busca proporcionar a todos os envolvidos um processo pedagógico continuado, no qual se exercite a atuação em grupo, o planejamento em médio prazo, o encadeamento de ações não pontuais e o fortalecimento da visão sistêmica da preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

A fim de fortalecer a articulação em rede tanto com os parceiros externos quanto com os internos, os Escritórios Técnicos do Iphan em Santa Catarina (Laguna, Pomerode e são Francisco do Sul) foram envolvidos desde o início do planejamento do Chamamento Público, assim como também nas reuniões de definição de Plano de Trabalho junto aos proponentes.

Os proponentes que assinam os Acordos de Cooperação Técnica (2018-2020) foram:

  • Florianópolis | Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO)
  • Siderópolis | Prefeitura Municipal
  • Blumenau | Fundação Cultural
  • Itajaí | Fundação Genésio Miranda Lins
  • Araquari | Secretaria Municipal de Cultura
  • Itaiópolis | Secretaria de Indústria Comércio, Cultura e Turismo

 

As ações previstas nos Planos de Trabalho envolvem mesas redondas e reuniões de orientação técnica (com temas considerados prioritários pelos proponentes); inventário participativo (por meio de parceria com secretarias municipais de educação) e um seminário de apresentação dos resultados no primeiro semestre de 2020.

Serviço:

Seminário “Patrimônio Cultural e Referências Culturais de Siderópolis”

Data: 13/03/2019   Hora: 8h30-12h30 e 13h30-18h00

Local: Centro Social Urbano de Siderópolis

Programação Completa: Aqui

Inscrições gratuitas | Certificado de Participação para os Inscritos

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin