Patrimônio Imaterial - SC

Em 2018, o Iphan realizou o primeiro Registro de Patrimônio Cultural do Brasil em Santa Catarina: a Procissão do Senhor dos Passos. Anteriormente a este Registro os únicos patrimônios registrados em Santa Catarina eram a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira, presentes em todo o território brasileiro. Além desses bens imateriais já registrados, existem outros em processo de análise, a saber: Queijo Serrano, Queijo Kochkase e a Pesca Artesanal com o auxílio de botos em Laguna. A fim de ampliar as informações sobre o patrimônio cultural imaterial a superintendência do Iphan em Santa Catarina também realizou diversos Inventários Nacionais de Referências Culturais e Inventários Nacionais de Diversidade Linguística.

Procissão do Senhor dos Passos - A maior e mais antiga festividade religiosa da cidade de Florianópolis (SC) reúne, anualmente, cerca de 60 mil fiéis. A Procissão do Senhor dos Passos acontece, em Santa Catarina, há mais de 250 anos, envolvendo uma série de eventos com duração de uma semana, sempre 15 dias antes da Páscoa. A Lavação da imagem, uma cerimônia com crianças e penitentes, dá origem a uma água considerada milagrosa. A Procissão do Carregador é um momento essencialmente marcado pela participação popular, quando são transportados, em ritual, objetos e alfaias das celebrações. A Trasladação, quando as imagens são levadas para a Catedral, é um momento de vivências emocionadas, em que fiéis se revezam carregando as imagens do Senhor dos Passos e de N. Sra das Dores. Por fim, a Procissão do Encontro, o ápice ritual que encena a Paixão de Cristo e tem como momento máximo o sermão que marca o encontro entre o Cristo e sua mãe, na quarta estação da via crucis.

Roda de Capoeira - É um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espaço e tempo, onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. Profundamente ritualizada, a roda de capoeira congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. Os mestres de capoeira são detentores dos conhecimentos tradicionais dessa manifestação e responsáveis pela transmissão de suas práticas, rituais e herança cultural. O conhecimento produzido para instrução do processo permitiu identificar os principais aspectos que constituem a capoeira como prática cultural desenvolvida no Brasil: o saber transmitido pelos mestres formados na tradição da capoeira e como tal reconhecidos por seus pares.

Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) - Em Santa Catarina, a Superintendência do Iphan realizou os inventários de Base Luso-açoreana no Litoral Catarinense, de Comunidades Negras de Santa Catarina, dos Mestres Artífices da Construção Civil Tradicional, e do Queijo Kochkase, além do Diagnóstico Documental do Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina.

Inventários Nacionais da Diversidade Linguística (INDL) – Foram concluídos os inventários da Língua Mbyá-Guarani, do Talian. Estão em andamento o inventário do Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e do Hunsrückisch como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI).

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin