Roteiros Nacionais de Imigração - SC

O Projeto Roteiros Nacionais de Imigração, no Estado de Santa Catarina, tem por objetivo o reconhecimento da importância do patrimônio cultural dos imigrantes no conjunto do patrimônio cultural brasileiro.

A formalização desse projeto representa uma chancela de valor cultural que incide sobre os conjuntos urbanos e sobre a área rural das regiões que o integram, com abrangência de 17 municípios, buscando valorizar o patrimônio cultural identificado e ampliar a qualidade de vidade seus detentores, transformando especificidades culturais em instrumentos de desenvolvimento sustentável e geração de trabalho e renda. A visitação local, por exemplo, pode trazer uma nova oportunidade de sustentação econômica para vários municípios, assim como a comercialização de produtos artesanais. 

O Vale do Itajaí foi pioneiro ao receber o tombamento federal da Escola Rural de Rio dos Cedros, ainda na década de 80. A partir do aprofundamento dos estudos realizados, entre 2007 e 2014, mais 60 bens foram tombados no âmbito do Projeto Roteiros Nacionais de Imigração, entre arquitetura religiosa (07 bens), residencial rural (36 bens), comercial (08 bens), recreativa e institucional (04 bens), escolar (02 bens) infraestrutura urbana e transportes (02 bens), cemitério (1 bem), 1 núcleo urbano e 2 núcleos rurais (Paisagem Cultural).

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin