Patrocinadores

Seminário Internacional Gestão do Patrimônio Cultural do Norte
 

Ao longo dos anos, o Iphan vem trabalhando com parceiros que apoiam sua missão fundamental, que é a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Assim, a realização do Seminário Internacional Gestão do Patrimônio Cultural do Norte, nos dias 06 e 07 de novembro, em Belém (PA), tem o patrocínio do BNDES e da Vale, grandes incentivadores da área de Patrimônio Cultural no país.

 

Logo BNDESBNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: Apoia de forma sistemática ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1997. Inicialmente por meio da Lei Rouanet, o apoio do banco passou, a partir de 2010, a acontecer também por meio de recursos próprios, não reembolsáveis, do Fundo Cultural. Ao longo desses quase 20 anos, o BNDES acumulou experiência e buscou aproximar sua atividade-fim - o desenvolvimento econômico e social brasileiro - às ações no campo do Patrimônio Cultural. Assim, em 2006, tomou a decisão estratégica de incorporar o apoio à economia da cultura à estrutura operacional da instituição, e não somente tratá-lo como alvo de patrocínio. Desse modo, o patrocínio ao Seminário Internacional Gestão do Patrimônio Cultural do Norte vem reforçar os objetivos do BNDES, que extrapolam a recuperação dos monumentos brasileiros, para estimular e facilitar o usufruto dos bens culturais de forma eficiente e promover a movimentação da economia, abarcando ações integradas ao turismo, à revitalização urbana do entorno do bem público, à gestão desses bens, à geração de emprego e renda, além de ações estruturantes para o setor, como educação patrimonial, formação de mão de obra, entre outras.

Logo ValeVALE – Uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale tem como missão fundamental transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Para isso, um dos pilares da responsabilidade social da empresa é a Política Cultural, tendo como base a valorização do conhecimento, dos saberes e tradições, acreditando no potencial transformador da cultura. Assim, em ações como o patrocínio ao Seminário Internacional Gestão do Patrimônio Cultural do Norte e à Revista do Patrimônio, a Vale apoia iniciativas capazes de revelar histórias, valores, expressões e costumes, como projetos de preservação e valorização do Patrimônio Cultural.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin