Sistema de Gerenciamento do Patrimônio Arqueológico

O SGPA foi concebido em 1997 com o objetivo de estabelecer padrões nacionais no âmbito da identificação dos sítios, das coleções arqueológicas e do registro da documentação arqueológica produzida, subsidiando as ações de gerenciamento, em atendimento ao determinado na Lei n° 3.924/61.

Sua arquitetura foi concebida para ser implementada em módulos, compreendendo o: Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA, Banco de Imagens; o Inventário Nacional das Coleções Arqueológicas – INCA, Projetos e Relatórios de Pesquisa Arqueológica – PPA/RPA. O CNSA, o primeiro sistema de informações criado, foi distribuído para as regionais e colocado na página do IPHAN em 1998 com cerca de 10.000 fichas de sítios. Atualmente, conta com mais de 17.500.

Outros módulos referentes aos demais macro processos também estão sendo implementados desde 2003, para atender às atividades de proteção e promoção desses bens, como o BPA - Banco de Portarias de Arqueologia.

Quaisquer outras informações poderão ser obtidas no Centro Nacional de Arqueologia / DEPAM / IPHAN pelo e-mail registroarqueologico@iphan.gov.br, ou no endereço SBN – Ed. Central Brasília, 1º subsolo.