Centro cultural recebe oficina para criação da Casa do Patrimônio de Campinas (SP)

Voltar
  • Centro Cultural Casarão | Campinas - SP

    16/06/2018 - 09h00 às 16h00

    Endereço: Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n. Terras Barão. Barão Geraldo

    No dia 16 de junho Campinas, em São Paulo, terá um novo espaço para práticas e estudos sobre preservação e memória do patrimônio cultural da cidade. A Casa do Patrimônio de Campinas terá sua implementação marcada pela sua primeira oficina, que ocorrerá no Centro Cultural Casarão, e contará com a presença de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A oficina estará aberta a participação do público, sem necessidade de inscrição prévia. 
     
    O evento, que é parte do Protocolo de Intenções assinado pelo Iphan e pela Prefeitura de Campinas, abordará aspectos conceituais e práticos relacionados à preservação do patrimônio cultural e à educação patrimonial.

    Ações
    A iniciativa, que cria o espaço cultural na esfera municipal, surge a partir do encontro da política de vanguarda estabelecida na área do patrimônio cultural imaterial por meio do Programa Municipal de Patrimônio Imaterial (PMPI), criado em 2013.  O PMPI prevê ações que possibilitam o apoio e fomento das práticas e das ações educativas em seu caráter de preservação patrimonial e articulação com áreas afins e sociedade civil. 
     
    A partir da implementação do projeto, a ideia é realizar um conjunto de ações educativas de promoção e de fomento que articulem as áreas de Patrimônio Cultural com outros campos da ação pública, que estimulem a participação da população na gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do Patrimônio Cultural. 

    Serviço
    Oficina Casa do Patrimônio, no Casarão

    Data: 16 de junho
    Horário: das 09h às 16h
    Local: Centro Cultural Casarão
    Endereço: Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n. Terras Barão. Barão Geraldo