Roda de Conversa chega à Paraibuna (SP), no Vale do Paraíba

Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba promove Roda de Conversa

A Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, na cidade de Paraibuna (SP), recebe, no próximo dia 18 de março, mais uma edição da Roda de Conversa, promovida pela Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo (Iphan-SP), em parceria com o Grupo de Estudos Paisagem, Território e Cultura (GEPTC), o Grupo de Estudos Patrimônio, Arte e Sociedade (GPAS), e o Departamento de História da Universidade de Taubaté (UNITAU). Esta segunda edição dá continuidade às comemorações dos 80 anos do Iphan no estado e, também, à implementação do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba, uma rede do patrimônio cultural capaz de fomentar a troca de informações, coordenar pesquisas e formular de ações conjuntas de preservação do patrimônio cultural.

As Rodas de Conversa são uma série de encontros previstos para ocorrer durante o ano. O objetivo é discutir temas relacionados ao patrimônio cultural e sua gestão na região do Vale do Paraíba, buscando a construção de uma rede de parcerias que trabalhe na proteção, divulgação, fomento, pesquisa e planejamento de ações coordenadas em torno do tema patrimônio cultural, conceitos e desenvolvimento sócio ambiental.

Em Paraibuna, a programação do encontro abordará as ações da Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, além da pesquisa das referências culturais dos municípios de Redenção da Serra, Natividade da Serra e Paraibuna, afetados pela construção da represa de Paraibuna. Os debates abordarão ainda a importância do Estatuto das Metrópoles como marco legal para as ações de preservação do patrimônio cultural na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Também serão realizadas visitas técnicas ao mercado municipal de Paraibuna e à Fazenda Boa Esperança.

As duas primeira edições da Roda de Conversa deste ano foram realizadas em São Luiz do Paraitinga (SP), nos dias 13 e 20 de janeiro, na semana de comemoração dos 80 anos do Iphan. Os temas abordados foram o conceito do Observatório da Paisagem, o papel de Mário de Andrade na construção do Iphan, as relações entre cultura e economia criativa, a importância das capelas rurais para a identidade regional e a morfologia das construções dos séculos XVII e XVIII no Vale do Paraíba.


Mais informações
Superintendência do Iphan em São Paulo
 
iphan-sp@iphan.gov.br
Telefone: (11) 3826-0744

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin