Centro Cultural recebe oficina para criação da Casa do Patrimônio de Campinas (SP)

Centro Cultural recebe oficina para criação da Casa do Patrimônio de Campinas (SP)No dia 16 de junho Campinas, em São Paulo, terá um novo espaço para práticas e estudos sobre preservação e memória do patrimônio cultural da cidade. A Casa do Patrimônio de Campinas terá sua implementação marcada pela sua primeira oficina, que ocorrerá no Centro Cultural Casarão, e contará com a presença de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A oficina estará aberta a participação do público, sem necessidade de inscrição prévia.

O evento, que é parte do Protocolo de Intenções assinado pelo Iphan e pela Prefeitura de Campinas, abordará aspectos conceituais e práticos relacionados à preservação do patrimônio cultural e à educação patrimonial.

Ações
A iniciativa, que cria o espaço cultural na esfera municipal, surge a partir do encontro da política de vanguarda estabelecida na área do patrimônio cultural imaterial por meio do Programa Municipal de Patrimônio Imaterial (PMPI), criado em 2013.  O PMPI prevê ações que possibilitam o apoio e fomento das práticas e das ações educativas em seu caráter de preservação patrimonial e articulação com áreas afins e sociedade civil.

A partir da implementação do projeto, a ideia é realizar um conjunto de ações educativas de promoção e de fomento que articulem as áreas de Patrimônio Cultural com outros campos da ação pública, que estimulem a participação da população na gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do Patrimônio Cultural.

Serviço
Data:
16 de junho, das 9h às 16h;
Local: Centro Cultural Casarão. Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n. Terras Barão. Barão Geraldo. Campinas (SP)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin