Iphan-SP participará de Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

Iphan-SP participará de Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

Interessados em participar do evento, que será realizado em Guararema (SP), têm até o dia 21 de outubro para fazer a inscrição
 

Diretrizes e Estratégias Institucionais voltadas para a Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário esse é o tema da mesa do Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais que terá a participação do arquiteto da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo (Iphan-SP), Anderson Félix de Sá. O evento, que será realizado no dia 25 de outubro de 2019, no Centro de Exposições Luís Carlos, em Guararema (SP), tem como objetivo promover a preservação e difusão da memória ferroviária estadual.

Iphan-SP participará de Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

O encontro de caráter técnico promoverá o debate sobre políticas públicas e ações governamentais em apoio a projetos de preservação do patrimônio ferroviário. A programação contará ainda com uma plenária. Além disso, os participantes que tiverem interesse também poderão fazer o percurso de sete quilômetros de trem entre a Estação Central de Guararema e a Estação Luis Carlos.

O município de Guararema foi escolhido para sediar o Encontro por ter um importante papel na preservação da memória e do patrimônio ferroviário no estado. Com uma estação que foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970, Guararema restaurou a Estação Central, a Estação de Luis Carlos, revitalizou a Vila de Luis Carlos e providenciou a infraestrutura necessária para a implantação do Passeio Turístico e Cultural de Maria Fumaça. Atualmente o Trem de Guararema opera com a emblemática Locomotiva a Vapor 353, conhecida como Velha Senhora.

A abertura do evento será feita pelo prefeito de Guararema, Adriano de Toledo Leite. Também estarão presentes o coordenador da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Antônio Thomaz Lessa Garcia Júnior; o deputado estadual André do Prado; o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, Marcio Alvino e o presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), Carlos Augusto Mattei Fagin.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia 21 de outubro pelo site do SISEM-SP: https://cem.sisemsp.org.br/.

 

Serviço
Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

Data: 25 de outubro de 2019, de 9h às 18h.
Local: Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros” – Estrada Municipal Argemiro de Souza Melo, s/nº - Luis Carlos, Guararema (SP).
Inscrições: 1º a 21 de outubro pelo site do SISEM-SP, no link https://cem.sisemsp.org.br/

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin