Patrimônio Cultural Imaterial e Desenvolvimento Sustentável é tema de Workshop em São Paulo

Reunir gestores de políticas públicas, pesquisadores, especialistas e profissionais para discutir e trocar experiências sobre como a associação entre o Patrimônio Cultural Imaterial e o desenvolvimento sustentável ativa conhecimentos e práticas em temas inter-relacionados. Este é o principal objetivo do Workshop Patrimônio Cultural Imaterial e Desenvolvimento Sustentável: Conceitos, Usos e Desafios que acontece em São Paulo, nos dias 09 e 10 de março. 

O evento realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, da França, e outros parceiros, conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que contribuirá com os debates sobre os usos do desenvolvimento sustentável.  A técnica do Iphan em São Paulo, Simone Toji, falará sobre autodeterminação, participação e direitos; e a coordenadora-geral de Promoção e Sustentabilidade do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Rivia Bandeira, sobre Políticas públicas no Brasil. O diretor do DPI, Hermano Queiroz, participou da abertura do evento. 

Para Cecília Londres, do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, e que estará na primeira mesa do Workshop, a proposta de trazer esse debate para o campo da cultura, e particularmente do Patrimônio Cultural imaterial, é bastante oportuna, uma vez que se trata de bens de natureza processual e dinâmica. Cecília Londres explica que a relação entre desenvolvimento sustentável e Patrimônio Cultural está necessariamente permeada pelo instrumento da salvaguarda, mencionado no título da Convenção da UNESCO de 2003 e incorporado desde o início da implementação da política federal de Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil. 

Especialistas internacionais também participam do evento e apresentam experiências realizadas em Portugal, Grécia, México, e China. A programação completa pode ser conferida no site do evento

Serviço:
Data: 09 e 10 de março de 2020, de 10h às 17h
Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP
           Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista - São Paulo (SP)
 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
(61) 2024-5512- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin