Filme um olhar sobre Roberto Burle Marx entra em cartaz

Está em cartaz o Filme Paisagem: Um olhar sobre Roberto Burle Marx. O documentário, que pode ser visto em salas de cinema do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Manaus e Balneário Camboriú, é um passeio pela arte e personalidade de Roberto Burle Marx, que também era pintor, cozinheiro e cantor, facetas estas pouco conhecidas do grande público.

Lançado no dia 15 de novembro, o filme tem direção de João Vargas Penna, que apresenta as ideias e lembranças de Burle Marx numa sucessão de paisagens sensoriais. A narração, baseada em falas e textos de Burle Marx, acompanha imagens das obras do paisagista. Os destaques ficam para o Sítio Roberto Burle Marx - SRBM, o Parque do Flamengo e o Instituto Moreira Salles, a Fazenda Tacaruna, no Rio de Janeiro; a Fazenda Vargem Grande, em São Paulo; Praça Euclides da Cunha, no Recife; o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; e projetos na França e Venezuela.

O filme contou com a consultoria e a participação de José Tabacow, ex-assistente, sócio e parceiro de Burle Marx em vários projetos como a orla de Copacabana  e com a produção da Camisa Listrada e do Atelier de Cinema, com distribuição da Elo Company.

Roberto Burle Marx
Nascido em São Paulo, filho de judeu alemão e católica pernambucana, Burle Marx foi precursor da ecologia e defesa do meio ambiente. O paisagista valorizava as plantas nativas e descobriu muitas espécies novas, em viagens de coleta e pesquisa por todos ecossistemas brasileiros, que fazem parte de uma enorme coleção de plantas vivas localizada no sítio onde morou.

 

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin