Sítio Roberto Burle Marx divulga calendário anual de eventos

A partir de abril, o Sítio Roberto Burle Marx dará início ao calendário de eventos de 2019. A programação inclui apresentações de músicas clássica e popular, Jornada e Jornadinha de Pintura, entre outras atividades em datas comemorativas, como Dia Nacional do Meio Ambiente e aniversário de nascimento de Roberto Burle Marx. A maioria dos eventos acontecerá no Atelier, que recentemente passou por obras de restauração e será reaberto neste mês. Todos os eventos (com exceção dos cursos) têm entrada gratuita, mediante agendamento prévio. As inscrições são sempre anunciadas nas mídias sociais do Sítio.

Na primeira atração do ano, em 13 de abril, o SRBM receberá integrantes da população de rua do Rio de Janeiro. O projeto foi criado a partir da iniciativa internacional “With One Voice”, em parceria com o Reino Unido. No dia 27, o projeto “Música no Sítio”, realizado em parceria com a Sociedade de Amigos de Roberto Burle Marx, será retomado. O primeiro convidado especial será o músico cravista Roberto de Regina. Outros grandes nomes da música clássica são esperados, como Cristiano Vogas, Miriam Grosman, Maria Helena de Andrade.

Em maio, dia 11, será apresentado o quinteto de vocal e piano “Jovens cantores da UFRJ”, formado pelos músicos Calebe Nascimento Moreira Farias, Guilherme Gonçalves, Herbert Campos, André Novaes e Bruna Soares Figueiredo. Nos dias 14 e 17, como parte da programação da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, serão oferecidas visitas com entrada gratuita, além da segunda edição da Jornadinha de Pintura para estudantes de escolas públicas da região de Guaratiba, dias 15 e 16. No dia 25, a Jornadinha será oferecida para o público em geral. Crianças de 7 a 12 anos poderão se espalhar pelos jardins para fazer suas obras de arte.

Em junho estão previstas quatro grandes atrações: seminário sobre Meio Ambiente (8); a tradicional festa de Santo Antônio (13); e apresentação do Grupo de Viola Caipirando (29). No dia do santo, a comunidade participa da tradicional procissão – que sai do portão do Sítio em direção à Capela de Santo Antônio da Bica –, da missa com coroação do santo e, ao final, da quermesse. E quem gosta de uma boa “moda de viola” não pode perder o show do Caipirando, que em 2018 lotou o Atelier e levantou a plateia. O Dia de Proteção às Florestas será comemorado em 27 de julho, com oficinas de reciclagem e distribuição de mudas. E, no dia 13 de julho, o projeto "Música no Sítio" apresenta recital de piano com pianista Daniel Grosman, às 10h30.

Aniversário de Roberto Burle Marx - Este ano, Roberto Burle Marx completaria 110 anos no dia 4 de agosto, se estivesse vivo. A data será lembrada com uma programação repleta de novidades. No dia 3, o Sítio receberá a pianista Miriam Grosman e a saxofonista Daniela Spielman para um recital especial em homenagem ao paisagista e artista multifacetado, que era barítono e adorava cantar ópera. Também está prevista exibição do documentário “Filme Paisagem – Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx”, lançado no final de 2018, com direção de João Vargas.

E no dia 21 de setembro, será realizada a sétima edição da já consagrada Jornada de Pintura, que reúne artistas amadores e profissionais. Realizado desde 2013, o evento já integra o calendário cultural da cidade e faz parte das comemorações da Primavera dos Museus, promovida pelo Ibram. Além desses eventos, o SRBM recebe, ao longo de todo o ano, cursos e seminários sobre paisagismo e jardinagem oferecidos em parceria com profissionais das áreas. Encerrando a programação, o projeto “Música no Sítio” apresentará a pianista Maria Helena de Andrade no dia 5 de outubro e o pianista Cristiano Vogas em 9 de novembro.

*Foto: Crianças pintam próximo ao lago da Cozinha de Pedra, durante a 1ª Jornadinha de Pintura. Oscar Liberal/Iphan

Sítio Roberto Burle Marx
Estrada Roberto Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2410-1412 / eventos.srbm@gmail.com

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin