Ações de salvaguarda da Capoeira são realizadas em Tocantins

Os últimos resultados das ações de salvaguarda da Capoeira no Tocantins serão apresentados no próximo dia 16 de dezembro, durante reunião ampliada com capoeiristas, no Memorial da Coluna Prestes, em Palmas (TO). A atividade, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Comitê de Salvaguarda da Capoeira do Tocantins, será seguida da cerimônia de entrega da Medalha Mário de Andrade  e do Festival de Cantigas de Capoeira.

O objetivo do evento é possibilitar a discussão de ações futuras no estado, além de promover a musicalidade e contribuir para o fortalecimento dos saberes associados à Roda de Capoeira e ao Ofício dos Mestres, bens culturais reconhecidos pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008. Participam das atividades o chefe da Divisão Administrativa do Iphan no Tocantins, Lincon Rodrigo Henker, e a Chefe da Divisão Técnica, Cejane Pacine.


A Roda de Capoeira e o Ofício do Mestres
A Roda de Capoeira é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espaço e tempo, onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. Um dos maiores símbolos da identidade brasileira, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Ofício dos Mestres de Capoeira é exercido por aqueles detentores dos conhecimentos tradicionais dessa manifestação e responsáveis pela transmissão de suas práticas, rituais e herança cultural. O saber da capoeira é transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes.


Comitê Gestor 
O Comitê Gestor da Capoeira no Tocantins foi instituído através da Portaria nº 02/2016 publicada no Diário Oficial da União no dia 04 de março de 2016, e atualmente é composto por quatro mestres de capoeira, representantes do Iphan, da Universidade Federal do Tocantins, da Secretaria de Educação do Estado e da Superintendência do Desenvolvimento da Cultura no Tocantins.

Serviço:
Reunião ampliada da Salvaguarda da Capoeira e o Festival de Cantiga de Capoeira 
Local: Memorial da Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, em Palmas (TO)
Horário: Reunião Ampliada da Salvaguarda da Capoeira: de 08h às 12h e de 14 às 16h.
Festival de Cantigas de Capoeira e cerimônia de entrega das Medalhas Mario de Andrade: a partir das 17h. 
Inscrições: até às 17h do dia 15 de dezembro na sede Superintendência do Iphan-TO e até às 12h do dia 16 no Memorial da Coluna Prestes.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin