Principal » Notícias » Plano de Ação para América do Sul define projetos-piloto em diferentes cidades
- A +
Plano de Ação para América do Sul define projetos-piloto em diferentes cidades
 
11/05/2015
Reuniao PAAS

A Reunião do Plano de Ação para os Sítios do Patrimônio Mundial na América do Sul teve como resultado a elaboração de um conjunto de ações para serem desenvolvidas ao longo dos próximos cinco anos nos países sul-americanos. O encontro aconteceu em Cuzco, no Peru, e contou com representantes dos territórios envolvidos.

O Plano de Ação formulado prevê ações voltadas para fortalecer a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial na região. A partir daí, espera-se alcançar o aprimoramento dos mecanismos e instrumentos aplicados, o fortalecimento das capacidades para a melhoria da gestão e do estado de conservação dos bens inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e a promoção de boas práticas a partir do desenvolvimento de Projetos-Piloto.

Diante dos trabalhos já desenvolvidos a partir de cooperação bilateral entre o Brasil e a Colômbia, os centros históricos de Salvador e de Cartagena de Índias serão objeto de estudo comparado em projeto-piloto. O objetivo é analisar a gestão empreendida nesses sítios, o impacto do turismo e as perspectivas para a gestão compartilhada. A indicação foi do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Direção de Patrimônio do Ministério da Cultura colombiano.

O Centro Lucio Costa, como centro de categoria II da UNESCO na região, será um importante parceiro para apoiar ações de fortalecimento das capacidades dos organismos nacionais responsáveis pela gestão dos sítios do Patrimônio Mundial na América do Sul.

Fonte: Assessoria de Relações Internacionais – ARIN


Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais