Principal » Bens Tombados e Registrados » Bens Registrados » Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi
- A +
Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi

A Arte Kusiwa é um sistema de representação gráfico próprio dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá, que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo. Como Patrimônio Imaterial, a Arte Kusiwa foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2002. A Terra Indígena Wajãpi, no Amapá - demarcada e homologada em 1996 - é uma área muito preservada, onde vivem cerca de 1.100 indigenas, em 48 aldeias.

A arte gráfica Kusiwa está vinculada à organização social, com uso adequado da terra indígena e o conhecimento tradicional. Os indígenas usam composições de padrões kusiwa nas costas, outros na face, outros nos braços. A pintura é para todos os dias. Quando os adultos se pintam, os jovens também tem vontade de aprender a fazer composições de kusiwarã no corpo.

Os Wajãpi do Amapá constituem um grupo remanescente de um povo outrora muito mais numeroso, subdividido em vários grupos independentes e cuja população total foi estimada em cerca de 6 mil pessoas no começo do século XIX. Esta etnia tem origem em um complexo cultural maior, de tradição e língua tupi-guarani, hoje representado por diversos povos, distribuídos entre vários estados do Brasil e países adjacentes. Até o século XVII, os Wajãpi viviam ao sul do rio Amazonas, numa região próxima da área até hoje ocupada pelos Asurini, Araweté e outros, todos falantes de variantes dessa mesma família linguística. Leia mais

No Banco de Dados dos Bens Culturais Registrados estão disponíveis os documentos contendo todas as informações sobre Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (legislação, dossiê, fotografias, vídeos, músicas, pareceres técnicos e jurídicos dos processos desse bem cultural imaterial).

Mais informações
Arte Kusiwa
Certidão
Parecer 
Dossie Wajãpi 

Apina - Conselho das Aldeias Wajãpi
Centro de Formação e Documentação Wajãpi (CFDW)
Posto Aramirã - Terra Indígena Wajãpi - Amapá
Tel.: (96) 3224.2113
E-mail: conselho@apina.org.br 
Internet: www.apina.org.br/patrimonio

Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena (Iepé)
Av. Raimundo Álvares da Costa, 1689, Bairro Central
CEP: 68900-074 - Macapá/AP
Tels./Fax: (96) 3223.7633 - 3223.2052
E-mail: sede-macapa@institutoiepe.org.br 
Internet: www.institutoiepe.org.br

  


Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais