Principal » Bens Tombados e Registrados » Bens Registrados » Produção Tradicional e Práticas Socioculturais Associadas à Cajuína no Piauí
- A +
Produção Tradicional e Práticas Socioculturais Associadas à Cajuína no Piauí

A cajuína é uma bebida não alcoólica, feita a partir do suco do caju separado do seu tanino, por meio da adição de um agente precipitador (originalmente, a resina do cajueiro, durante muitas décadas a cola de madeira ou de sapateiro e, atualmente, a gelatina em pó), coado várias vezes em redes ou funis de pano. Esse processo de separação do tanino do suco recebe o nome de clarificação, e o suco clarificado é então cozido em banho-maria em garrafas de vidro até que seus açúcares sejam caramelizados, permitindo que possa ser armazenada por períodos de até dois anos. 

O modo tradicional de produção da cajuína foi desenvolvido ao longo do tempo e, ainda que seja semelhante nos diversos núcleos produtores espalhados por todo o Piauí, cada núcleo realizou melhorias e aperfeiçoou técnicas específicas que podem produzir determinadas diferenças no seu produto final, distinguindo o sabor da sua bebida da dos demais produtores. O controle de cada uma das etapas de produção reflete nas características de cada garrafa da bebida. 

O modo de fazer e as práticas socioculturais associadas à cajuína são patrimônios culturais imateriais devido, em grande parte, a sua imersão nos rituais de hospitalidade das famílias no Piauí. O consumo da cajuína é um ato de degustação, geralmente acompanhado de comentários e comparações sobre as qualidades daquela garrafa da bebida, ressaltando sua cor, doçura, cristalinidade, leveza ou densidade. Mesmo sendo uma bebida, ela assume o simbolismo de alimento sendo inscrita na mesma tradição dos doces, bolos, biscoitos e outros saberes prendados cultivados para abastecimento do lar no Nordeste. Da mesma forma, reforça os laços entre os membros das redes familiares extensivas pelas quais a cajuína circula.

No panorama atual, novos atores passam a produzir e consumir cajuína, estimulados pelo acesso aos meios de produção. A cajuína alçou mercados externos ao Piauí e, ao mesmo tempo em que é valorizada como produto de forte apelo regional e cultural, reforça os sentidos de pertença e identidade dos piauienses e brasileiros.

Mais Informações
Produção Artesanal e Práticas Socioculturais Associadas à Cajuína no Piauí
Certidão
Parecer 1 
Parecer 2
Dossiê Produção Artesanal e Práticas Socioculturais Associadas à Cajuína no Piauí

Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí
Alameda Parnaíba, 1872, Bairro Mafua
CEP 64003-200 - Teresina/PI 
E-mail: cajuespi@hotmail.com 


 

Leia mais:
0
Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais