Principal » Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural » Definição
- A +
Definição

"Mestrado Profissional" é a designação do mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).
Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação (www.capes.gov.br/duvidas-frequentes/65-validade-de-diplomas-e-cursos/2359-da-validade-dos-mestrados-profissionais).

As disposições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que regem a oferta de programas de Mestrado Profissional, estão na Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Sobre o entendimento da Capes a respeito das diferenças entre Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico maiores esclarecimentos podem ser obtidos em www.capes.gov.br/duvidas-frequentes/62-pos-graduacao/2376-qual-e-a-diferenca-entre-o-mestrado-academico-e-o-mestrado-profissional.

Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais