Modernidade e agilidade, sem perder o conteúdo e a credibilidade. Essas são as principais características do novo Portal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que está disponível para os internautas a partir desta terça-feira, dia 05 de maio. Após um ano de trabalho, uma nova plataforma foi construída com vistas a facilitar o acesso a toda a informação referente ao Patrimônio Cultural Brasileiro produzida pelos técnicos do Iphan.
Nas próximas duas semanas estarão disponíveis ao público os dois endereços eletrônicos. O site atual (www.iphan.gov.br) vai conviver, paralelamente, com o novo Portal (http://novoportal.iphan.gov.br/) até sua completa substituição. Neste período, o processo de inserção de conteúdo ainda será intenso, bem como a implantação de alguns ajustes de layout e de outras funções como, por exemplo, as páginas próprias das unidades descentralizadas do Iphan, das Superintendências e de programas específicos, como o Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural e o PAC Cidades Históricas. Ao todo, serão 35 subsites disponíveis no Portal do Iphan.
Outra grande novidade é um sistema de busca eficiente e dinâmico, proporcionando ao internauta acesso rápido ao resultado de sua pesquisa. Em breve, também estará acessível pelo novo Portal do Iphan o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG/Iphan), uma ferramenta completa disponível para gestores, pesquisadores e público interessado na preservação e valorização do patrimônio cultural. A nova plataforma traz, também, galerias de imagens, vídeos sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro, bibliografia referenciada, e tornou mais fácil o download das publicações do Instituto e a compra de livros pela Livraria Virtual.
Em função do contínuo processo de inserção de conteúdo, o internauta poderá enviar sugestões, comentários e comunicar possíveis inadequações no novo Portal à Assessoria de Comunicação do Iphan pelo e-mail comunicacao@iphan.gov.br.
Conheça e navegue pelo Novo Portal do Iphan.