Principal » Notícias » Arquitetura Vernacular vai ser debatida na Casa do Patrimônio (PE)
- A +
Arquitetura Vernacular vai ser debatida na Casa do Patrimônio (PE)
 
05/05/2015

Acontece amanhã, dia 6 de maio de 2015, em Recife (PE), uma conversa sobre arquitetura Vernacular. O evento é uma iniciativa da Casa do Patrimônio de Recife e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é mostrar e debater o resultado da pesquisa Inventário da Arquitetura Vernacular no Sertão de Itaparica, Floresta e Carnaubeira da Penha, da arquiteta Raísa Carvalho.

A finalidade do trabalho foi elaborar um inventário sobre o assunto utilizando como objeto de estudo os municípios de Floresta e Carnaubeira da Penha.

Com a revisão da literatura foi possível identificar as necessidades e indagações que auxiliaram na confecção dos questionários e planilhas que serviram como roteiro de pesquisa. Dessa forma, o inventário foi elaborado contendo fotos, croquis e informações sobre cada edificação e seus proprietários.

A pesquisa também visa conscientizar a população quanto à necessidade de proteger, conservar e reconhecer essas construções como Patrimônio.

Arquitetura Vernacular
A arquitetura vernacular representa aspectos sociais, históricos e geográficos de uma sociedade que utiliza as condições disponíveis no seu entorno para realizar suas construções. O material sobre o assunto ainda é escasso, principalmente em relação à sertaneja.

O evento é aberto ao público.

Serviço:
Data:
06 de maio 2015
Hora: 15:00 às 17:00
Local: Auditório do IPHAN-PE
Casa do Patrimônio-PE
Av. Oliveira Lima, 824, Boa Vista



Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais