Principal » Notícias » Começa hoje a Reunião do Plano de Ação sobre os Sítios do Patrimônio Mundial na América do Sul
- A +
Começa hoje a Reunião do Plano de Ação sobre os Sítios do Patrimônio Mundial na América do Sul
 
05/05/2015
Reuniao Cusco

Começou hoje, em Cusco, no Peru, a Reunião para o Desenvolvimento de um Plano de Ação sobre os sítios do Patrimônio Mundial na América do Sul, 2015 – 2020. O encontro vai até o dia 8 de maio e reúne representantes dos países sul-americanos participantes. O evento pretende identificar atividades e projetos que permitam melhorar os níveis de conservação e gestão dos sítios patrimônio mundial nesses países.

No âmbito desse Plano de Ação, a reunião também tem como objetivo discutir um futuro programa de fortalecimento de capacidade para os países para reforçar as competências profissionais sul-americanas e identificar projetos-piloto que poderiam servir como modelo de melhores práticas na sub-região e possibilitar um aprendizado a partir de situações concretas vividas pelos países.

A última reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, em Doha (2014), aprovou durante a sua 38ª sessão, o Plano de Ação do Patrimônio Mundial para América Latina e Caribe, 2014-2020. A Reunião de Cusco foi organizada para que os Estados Partes da região sul-americana possam desenvolver sua agenda específica, levando em consideração as necessidades particulares existentes na sub-região e fortalecer a cooperação regional nos diferentes âmbitos estratégicos do patrimônio Mundial.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem sido consultado por países da região para prestação de assistência técnica em relação à preservação e salvaguarda de seu patrimônio cultural. Por isso, é importante a participação do Instituto no que se refere à cooperação técnica e a troca de experiências que está, inclusive, apontada no Plano diretor de Internacionalização da Cultura Brasileira, estabelecido pelo Ministério da Cultura. A convite da UNESCO, o Centro Lucio Costa também participa do encontro com o objetivo de identificar possíveis parcerias a partir da definição de atividades e projetos que permitam contribuir para o fortalecimento das capacidades dos organismos responsáveis pela conservação e gestão dos sítios do patrimônio mundial nos países da América do Sul.

Serviço:
Reunião do Plano de Ação sobre os Sítios do Patrimônio Mundial na América do Sul
Data:
05 a 08 de maio de 2015
Local: Cusco – Peru

Fonte: ARIN – Assessoria de Relações Internacionais



Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais