Principal » Notícias » 3° Festival de História vai ter extensa programação cultural
- A +
3° Festival de História vai ter extensa programação cultural
 
08/05/2015
fhist_maria

A programação cultural do 3º Festival de História (fHist), em sua primeira etapa, que acontece na cidade portuguesa de Braga, promete emocionar os participantes, de 21 a 23 de maio próximo. A primeira apresentação será da cantora Maria Bethânia que fará na Sala Principal do centenário Theatro Circo o espetáculo Leituras Poéticas, em que declama seus poemas favoritos acompanhada de interlúdios musicais e mescla canções conhecidas de seu repertório. Será no dia 21, quinta-feira, às 21 horas.

No dia 22, será a vez do Cortejo Romano, festa tradicional de Braga em que a cidade resgata suas origens romanas. O cortejo sai às 21 horas pelas ruas do Centro Histórico de Braga, revivendo mais de dois mil anos como Bracara Augusta.

Ivan Vilela, um dos maiores violeiros do Brasil, fará o encerramento do fHist em Braga no dia 23, às 21 horas, no auditório Black Box do espaço GNRation, com um belo Show Aula de Viola. Referência mundial como instrumentista, compositor e pesquisador da viola caipira, Ivan Vilela é mestre em composição pela Universidade de Campinas e foi criador, diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas. É autor da Ópera Caipira Cheiro de Mato e de Chão, sobre libreto do escritor Jehovah Amaral, e do livro Cantando a Própria História - Música Caipira e Enraizamento, lançado em 2013 na Feira Internacional do Livro de Frankfurt, Alemanha.

Todos os inscritos para as mesas de debates poderão participar da programação de espetáculos musicais do Festival que contempla também o Show Aula de Viola do premiado pesquisador e compositor Ivan Vilela.

O 3º fHist tem como tema Diálogos Oceânicos, envolvendo as raízes, identidades e diversidades dos povos de língua portuguesa e, pela primeira vez, terá uma edição internacional. Com curadoria compartilhada entre Brasil e Portugal, a programação na cidade de Braga, já disponibilizada no site oficial, inclui 12 Mesas de Debates, três Oficinas de História e Lançamentos de Livros com prosa com os autores. Em outubro, de 8 a 11, o 3º fHist volta à Diamantina (MG), o berço do evento.

As inscrições para o fHist Braga podem ser feitas exclusivamente no site oficial. O valor da meia-entrada é 15 Euros e o da inteira 30 Euros.

Apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 3º fHist tem a coordenação-geral da Stratégia e da Nota Comunicação, contando com as parcerias da Câmara Municipal de Braga, da Prefeitura de Diamantina, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Universidade do Minho, do Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Ministério da Educação. O projeto conta ainda com os apoios da Fundação SM, Hplus Hotelaria, da Cemig, do Governo de Minas, da Editora Ática, da Caixa Econômica Federal e patrocínio do BNDES. Em outubro, de 8 a 11, o 3º fHist volta à Diamantina (MG), berço do evento.

Mais informações no site oficial.



Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais