O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN decorre da experiência positiva do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), que se dedicava à formação interdisciplinar de profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural.
O PEP foi implantado pelo IPHAN, em 2004, com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o acompanhamento da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores (ABC/MRE). O Mestrado Profissional foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2010, obtendo nota 4 e as primeiras bancas para defesa das dissertações ocorreram em setembro de 2012.
A proposta pedagógica do Mestrado, seguindo os moldes do PEP, associa as práticas de preservação nas unidades do IPHAN, distribuídas em todo território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. Os alunos participam do desenvolvimento de trabalhos da Instituição relativos a sua missão e atribuições legais e contam com a supervisão de técnicos do IPHAN, que acompanham o desenvolvimento das práticas profissionais e o desenvolvimento da dissertação de conclusão do Mestrado.
O formato do PEP é descentralizado à semelhança da estrutura do IPHAN. As diversas unidades da Instituição (Superintendências Estaduais, Escritórios Técnicos, Unidades Especiais e Departamentos da Área Central), distribuídas em todos os estados brasileiros, podem oferecer vagas, descrevendo as áreas de formação do aluno e principais atividades de natureza prática nas quais irá se integrar. Diante do formato descentralizado, são definidas atividades que buscam integrar seus participantes e possibilitar a produção de conhecimento local e a troca de experiências por meio de encontros periódicos dos alunos.
Pretende-se que as atividades possibilitem ao aluno compreender a complexidade e a diversidade das práticas da preservação do patrimônio cultural, apropriando-se de conceitos, noções e técnicas que lhes deem autonomia para o exercício de uma reflexão crítica e construção de um objeto de pesquisa que resultará na dissertação de final do curso.