Bibliografia Geral do Patrimônio
Difusão de conhecimento. Esta é uma das responsabilidades que o IPHAN assumiu, desde sua criação, em 1937, por meio de ações editoriais próprias ou com apoio a inciativas externas. Além de facilitar o acesso do público ao seu próprio acervo de Publicações, o IPHAN reuniu informações bibliográficas e elaborou uma extensa lista de obras sobre o Patrimônio Cultural Nacional e Mundial, em seus aspectos material e imaterial.
Dentre autores de tais obras, estão alguns dos mais importantes pensadores e estudiosos da história contemporânea mundial das artes e da arquitetura. Somam-se a esse universo, inúmeros estudos de pesquisadores e profissionais que marcaram suas atividades acadêmicas e técnicas com a produção de um conhecimento fundamental para a preservação dos bens culturais, no Brasil e no mundo. Legado que pertence a toda sociedade.
Destaques de algumas obras indicadas pelo IPHAN:
Patrimônio de Origem Portuguesa no Mundo - América do Sul: Arquitetura e Urbanismo
O Patrimônio de Origem Portuguesa no Mundo é o tema da coleção publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa (Portugal), em 2010, e reúne precioso registro histórico e fotográfico sobre arquitetura e urbanismo nos países de origem portuguesa. A coleção é formada por três volumes com os subtítulos América do Sul, Ásia e África. O primeiro volume - Patrimônio de Origem Portuguesa na América do Sul: Arquitetura e Urbanismo - foi lançado no Brasil, em 2012. Leia mais
Este volume divide-se em quatro capítulos: A Costa (Este-Nordeste), O Sul (Sudeste-Sul), O Sertão (Centro-Oeste) e A Selva (Norte). O patrimônio de origem portuguesa foi documentado, no Brasil, por uma equipe de arquitetos e historiadores das mais prestigiadas universidades portuguesas e brasileiras, de acordo com o processo de descoberta e incorporação do território a partir do litoral atlântico. A obra apresenta o estado atual dos conhecimentos sobre esse patrimônio em cada um dos continentes onde houve colonização portuguesa.
Destacam-se a arquitetura religiosa e a militar, de acordo com a professora Renata Klautau Malcher de Araújo, coordenadora do primeiro volume: “No Brasil, as igrejas estão em toda parte, nas cidades, nos Engenhos e fazendas e algumas quase no meio do nada, em pleno campo, construídas como elementos votivos, capelas de peregrinação ou remanescentes de aldeamentos eventualmente desaparecidos. As suas dimensões e tipologias vão desde as imponentes sedes das ordens religiosas que emulavam umas às outras em construções faustosas revestidas internamente de ouro, até exemplos absolutamente singelos que evocam ainda as construções primitivas de taipa e cobertura de palha”. Quanto à arquitetura militar, restaram obras significativas do empenho de defesa que a manutenção do território exigiu, com fortificações (fortes, fortalezas e fortins) distribuídas ao longo da costa e dos rios da fronteira interna, para proteger as baías e ancoradouros ou os grandes eixos fluviais e os núcleos urbanos adjacentes. (coord. da coleção: José Mattoso; coord. deste volume: Renata Klautau Malcher de Araújo) Fechar
Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil
Esta edição - revista e atualizada - do atlas integra a Coleção Obras de Referência do Programa Monumenta/IPHAN. É uma obra fundamental para a educação dos jovens que se iniciam no conhecimento do Patrimônio Cultural Brasileiro. Apresenta uma análise detalhada do acervo histórico, arquitetônico e artístico brasileiro, o que transformou suas edições anteriores – anos de 1975 e 1980 -, em referência para professores, estudantes e profissionais de diversas áreas. Leia mais
O Atlas oferece informações, análises, descrições e críticas a respeito dos elementos estruturais, estilísticos e ornamentais que compõem as fachadas e o interior das mais importantes edificações de cada região. Segundo o professor Augusto Silva Telles, não se pretende “esgotar todo o acervo acumulado em cinco séculos de história, e a intenção, desde as primeiras edições deste livro, era mostrar o que é mais significativo em cada região, período ou estilo, evidenciando a relação das diversas amostragens arquitetônicas com a geografia e os acontecimentos históricos, econômicos e sociais, no lugar em que foram erigidas”. (autor: Augusto Carlos da Silva Telles) Fechar
Arquitetura na Formação do Brasil
A obra traça um grande mosaico da arquitetura, urbanismo e organização das cidades e do território, destacando períodos significativos do processo de formação do patrimônio cultural do Brasil, em suas dimensões material e imaterial, para o qual contribuíram todos os povos e etnias da nação brasileira. Leia mais
Ao analisar as relações entre as atividades econômicas e a produção dos espaços - sem considerar as suas escalas -, a obra traz à luz não apenas as manifestações notórias e monumentais, mas aquilo que é subjacente e que muitas vezes fica oculto em obras do gênero. Embora não se caracterize pelo ineditismo, sua abordagem e sistematização, com a participação de diversos autores de renomada competência em pesquisa e ensino, permitem ao leitor a compreensão da dinâmica histórico-geográfica e indicam novas possibilidades de investigação e pesquisa. (orgs.: Briane E. Panitz Bicca e Paulo Renato Silveira Bicca) Fechar
Os Sambas, As Rodas, Os Bumbas, Os Meus e os Bois (2003 – 2010)
Nesta publicação estão os fundamentos e instrumentos da política de salvaguarda e da dimensão imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro. Aspectos e gestos essenciais da nossa vida cotidiana que, com muitos outros, são objeto das políticas de preservação. Os bens culturais imateriais - jongos, violas, círios e ofícios, e muitos outros - são bens vivos mantidos pelas pessoas que os praticam. Leia mais
Preservá-los é valorizar seu conhecimento e ação, e a salvaguarda desses bens está orientada para a valorização do ser humano, a garantia e a melhoria das condições sociais, culturais e ambientais que permitem sua permanência. Com base na percepção da necessidade de diferentes estratégias de preservação para essas duas dimensões do patrimônio cultural foi possível buscar formas de salvaguarda adequadas à especificidade dos bens culturais imateriais. Essa adequação tem importantes implicações sociais, políticas e culturais, e vem atender à demanda por reconhecimento das “formas de expressão e dos modos de criar, fazer e viver” como Patrimônio Cultural Brasileiro. A identificação dos bens culturais imateriais passíveis de integrar o patrimônio cultural brasileiro reconhecido pelo poder público deve ter como requisito, conforme determina a Constituição de 1988, sua “relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira”. (texto final: Rogério Menezes e Maria Cecília Londres Fonseca) Fechar
Esta é uma lista aberta a novas indicações dos interessados em compartilhar o conhecimento sobre patrimônio cultural e temas afins.
O IPHAN aguarda a sugestão de novos títulos. Envie suas colaborações para bibliografiageraldopatrimonio@iphan.gov.br
Bibliografia Geral do Patrimônio
Bibliografia Geral do Patrimônio – Publicações do IPHAN
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