Principal » Patrimônio Cultural » Cooperação Internacional
- A +

Cooperação Internacional

O IPHAN é a instituição que representa as ações governamentais brasileiras na área da preservação do patrimônio cultural. Pioneiro na preservação do patrimônio na América Latina, a instituição possui um vasto conhecimento acumulado ao longo de sete décadas, tornando-se referência para instituições assemelhadas de países de passado colonial.   

Nos últimos anos, o instituto vem trabalhando de forma a resgatar o patrimônio cultural compartilhado que o Brasil divide com outros países, seja, por proximidade de fronteiras, seja por situações históricas marcantes em comum, seja por influências culturais recebidas ou transmitidas.  

Não por acaso, o IPHAN tem recebido uma crescente demanda de vários países do mundo que desejam desenvolver acordos internacionais e parcerias em projetos em que possam trocar  experiências, receber capacitação técnica ou conhecer a metodologia de seus inventários e a  preparação de dossiês para a apresentação ao Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco. Desta forma, a instituição atinge um novo patamar de maturidade em que detém expertise para exportar conhecimento e ser reconhecido como uma referência internacional na área do patrimônio.

Para saber mais, consulte também a Cartilha do Patrimônio Mundial

Mais informações:

Memória do Mundo
Projetos de Cooperação Internacional
Projetos Especiais
Agências de Cooperação Internacional
Assessoria de Relações Internacionais
Vídeos sobre o Patrimônio Mundial
Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais