Principal » IPHAN » Marca e Manual de Aplicação
- A +

Marca e Manual de Aplicação

Neste espaço você encontra a marca IPHAN. A marca se caracteriza pela diversidade de suas atribuições, abrangendo aspectos importantes do panorama brasileiro. Devido à diversidade, tornou-se impossível sintetizar em uma só ilustração todo esse universo, por isso foi criado um quadro fixo em que 12 imagens se revezam, acompanhadas de um arcabouço gráfico com tipografia clássica da sigla do Instituto, que possa perdurar além do contemporâneo e reflita o compromisso com a preservação; e acompanhadas da evocação a tradicional placa de bronze que identificava as intervenções de restauração realizadas pelo IPHAN, em que o nome do instituto foi colocado por extenso.

A marca IPHAN faz parte da imagem institucional e deve ser utilizada toda vez que se fizer necessário representar a Instituição. Para isso, o IPHAN criou um Manual de Aplicação da Marca, onde são encontradas as formas corretas de utilização em diversas situações.

De acordo com a Portaria 36, de 10 de fevereiro de 2004, o uso do Manual de Aplicação da Marca é obrigatório em todas as unidades do IPHAN e em todas as peças promocionais ou educativas, tais como cartazes, folhetos, convites, catálogos, livros, periódicos, vídeos, CDs, CD Roms ou qualquer outro tipo de mídia produzida, de forma independente ou em parcerias.

Produzida pelo designer Victor Burton, a marca IPHAN está protegida pelas leis de copyright, não podendo ser copiada sem a autorização do Instituto e, muito menos, modificada.

Antes de publicar qualquer peça, o material deve ser previamente aprovado pela Assessoria de Comunicação e ter uma prova em formato digital ou impresso de deve ser encaminhada.

O conjunto de logomarcas IPHAN / Minc / Governo Federal deve ser aplicado obrigatoriamente, à extrema direita de todas as outras (quando na horizontal) ou abaixo de todas as outras (quando na vertical) e suas dimesões não podem ser inferiores a das outras possíveis marcas, que seja do mesmo tamanho ou maior.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@iphan.gov.br
Tel: (61) 2024-5525/ 5526 /5527

Durante o período eleitoral as marcas do Governo Federal e do Ministério da Cultura devem ser suprimidas de todos os materiais de divulgação bem como das publicações.

A marca do Iphan permanece de acordo com seu manual de uso.

http://www.cultura.gov.br/logotipos

 

 

Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais