Principal » Publicações » Revista Eletrônica nos Arquivos do IPHAN
- A +
Revista Eletrônica nos Arquivos do IPHAN

Os arquivos do IPHAN são referência para o estudo das políticas e práticas institucionais, no campo da preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Em algumas unidades regionais do IPHAN, são as únicas alternativas de pesquisa sobre o patrimônio cultural das respectivas cidades e regiões.
Com a publicação virtual Nos Arquivos do IPHAN – Revista Eletrônica de Pesquisa e Documentaçãoo Instituto pretende estimular a produção de instrumentos de pesquisa que utilizem o material existente nos arquivos, divulgando pesquisas, seus enfoques, abordagens e possibilidades de utilização desses documentos. Estão ao alcance do público relatos de pesquisas, apresentação ou resenha de documentos, conjuntos ou tipos de documentos, e séries arquivísticas.
Este espaço está aberto aos técnicos do IPHAN, pesquisadores autônomos ou vinculados a outras instituições - que realizam ou realizaram pesquisa documental nos arquivos do IPHAN -, para que apresentem um breve artigo sobre documentos ou séries arquivísticas com as quais trabalharam (deverão ilustrar os artigos), expondo sua relevância e conteúdo e indicando sua localização no arquivo de onde foram extraídos.

Os artigos publicados são: Hanna Levy no SPHAN – 1946-1948, Recortes de história social das missões da Unesco no Brasil – 1964-1979, e Investigando as restaurações fundadoras do patrimônio: das práticas rotineiras as normas técnicas (Marcia Chuva).

Como elaborar os artigos

  • Os artigos devem conter apresentação ou resenha de documento, conjunto de documentos ou série arquivística presentes nos arquivos do IPHAN, e experiências de pesquisa vivenciadas nesses arquivos;
  • Os artigos devem ser escritos, necessariamente, em língua portuguesa.
  • Os textos não devem ultrapassar o tamanho de três (3) laudas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, notas de fim em tamanho 10, com as margens configuradas da seguinte forma - superior: 2 cm; inferior: 2 cm: direita: 2 cm; esquerda: 2 cm.
  • Os autores devem fornecer nome completo, endereço eletrônico para contato e para divulgação na revista (se for de seu interesse), formação, qualificação e o vínculo institucional, e data (mês e ano) de elaboração do artigo.
  • Deve constar, no artigo, seja no próprio corpo do texto ou em notas de fim, as referências completas ao (s) documento (s) e segmento (s) de acervo pesquisado (s).
  • A Copedoc se reserva o direito de revisar os artigos, fazendo, quando necessário, correções que tornem o texto adequado à norma culta e à forma de exposição pretendida pela publicação.
  • Caso os autores façam referência a mais de um documento ou série arquivística, devem indicar qual (is) documento (s) gostariam que ilustrasse (m) seu artigo.
  • Não necessariamente serão utilizadas todas as imagens sugeridas pelos autores.
  • Os artigos serão selecionados pelos técnicos da Copedoc, reunidos em Comissão Editorial a ser definida, os quais poderão, eventualmente, contar com o parecer de outros técnicos da Instituição.
  • Os artigos devem ser encaminhados eletronicamente e em papel, acompanhados por memorando, ofício ou carta, enviados à Copedoc.
  • Os autores serão notificados da publicação de seu artigo por memorando, ofício ou carta e e-mail.

Enviar os artigos para

Coordenação-Geral de Pesquisa e Documentação (Copedoc)
Departamento de Articulação e Fomento (DAF/IPHAN)
Rua da Imprensa, 16, 8º Andar, Sala 808, Centro
Palácio Gustavo Capanema
CEP 20030-120 - Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2215. 5105
E-mail: copedoc@iphan.gov.br

Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais